Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) promove, por meio do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), o seminário Diálogos Interdisciplinares sobre a Violência Contra a Mulher,como parte da Agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, o evento será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, das 9h às 11h e das 18h30 às 20h30, no auditório da Faculdade, Campus Estação, Avenida Goiás,em Goiânia. O primeiro dia é dedicado à violência doméstica contra a mulher e o segundo à discussão sobre a violência contra a mulher negra e a mulher de terreiro.
A coordenadora do Nudem, defensora pública Gabriela Marques Rosa Hamdan, explica que a Defensoria Pública tem como uma de suas missões promover a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, cumprindo tal função por meio da educação em direitos. “Assim, como órgão integrante do Conem, através de seu Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), a instituição participa da campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Vale observar que o trabalho jurídico isolado não é capaz de resolver o problema, mas sim, o trabalho em rede, em visão interdisciplinar”, lembra.
A defensora pública detalha o que será discutido no seminário realizado pelo Nudem e a faculdade. “O seminário abordará, no primeiro dia, a violência doméstica contra a mulher e no segundo dia, a violência contra a mulher negra e a mulher de terreiro. No evento, ocorrerá a palestra de especialistas no assunto, da área jurídica, da psicologia e da sociedade civil”.
Clique para conferir a agenda completa da campanha
Seminário
Na terça-feira (20), os horários das atividades serão das 9h às 11h e das 18h30 às 20h30. O tema abordado será Violência Doméstica Contra a Mulher: Aspectos psicológicos, jurídicos e fáticos.
Participam, nos períodos matutino e noturno, a coordenadora do Nudem/DPE-GO, defensora pública Gabriela Marques Rosa Hamdan; a psicóloga e consultora técnica de Violência Contra Gênero (VCG), Mônica Sousa Santos; o assessor jurídico da Superintendência Executiva da Mulher, Luiz Henrique de Paula; a bacharel em Direito e ex-vítima de violência doméstica, Neila Bitar.
Na quarta-feira (21), os horários serão das 9h às 11h e das 18h30 às 20h30. O tema abordado será Violência Contra a Mulher Negra e de Religião de Matriz Africana. Participam no período matutino a defensora pública e colaboradora do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) da DPE-GO, Cristiana Maria Baptista Teixeira Conceição; a psicóloga, Fernanda Cruz; a quilombola Kalunga e gerente de projetos da Secretaria Cidadã, Lucilene dos Santos Rosa; e a presidenta do Movimento Agô, Iya Mary Leia de Osumarê. No período noturno participam o defensor público e colaborador do Nudem/DPE-GO e do NUDH/DPE-GO, Philipe Arapian; a psicóloga, Cecília Vieira; a quilombola Kalunga e gerente de projetos da Secretaria Cidadã, Lucilene dos Santos Rosa; e a presidenta do Movimento Agô – Iya Mary Leia de Osumarê.













