Imunizar cães e gatos criados em residências e em imóveis comerciais na zona urbana de todos os municípios goianos é o principal objetivo da Vacinação contra a Raiva Animal que será realizada em todo o Estado neste sábado (29) das 8h às 17h.
Pelo menos 895 mil cães e gatos vivem na zona urbana do Estado. Serão instalados postos de vacinação nos próprios centros de saúde, em escolas estaduais e municipais, centros comunitários, petshops, clínicas veterinárias, postos de combustíveis e lojas de produtos agropecuários, entre outros pontos considerados estratégicos, em que há grande fluxo de pessoas. Além disso, serão instalados postos itinerantes para possibilitar a vacinação nos locais considerados de difícil acesso.
Cerca de 5 mil profissionais das secretarias estaduais e municipais de Saúde vão trabalhar direta e indiretamente na ação em todo o Estado. O Ministério da Saúde recomenda que seja imunizados pelo menos 80% da população canina e felina para prevenir os casos de raiva animal. Além dos 895 mil cães e gatos criados na zona urbana, já estão sendo vacinados desde o dia 18 de agosto outros 335 mil animais domésticos que vivem na zona rural.
A coordenadora de Zoonoses faz um alerta à população sobre a importância da vacinação para a prevenção da raiva nos animais domésticos. Ela acentua que o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de eliminar os casos de raiva humana transmitida por cães e gatos até 2012. Tal meta também faz parte da Agenda Estratégica do Ministério da Saúde 2011 – 2015.
Doença
A raiva humana é causada por um vírus que pode ser transmitido ao homem por mamíferos doentes, por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura em mucosa ou pele lesionada. É uma doença extremamente grave, com letalidade próxima a 100%. A realização de campanhas de vacinação sistemáticas contra a raiva em cães e gatos, todos os anos, tem possibilitado a diminuição acentuada dos casos da enfermidade no Estado nos últimos 16 anos. A última notificação de raiva humana foi feita em 2008. No ano passado foi registrado um caso de raiva.