Neste sábado (01) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Por isso, a Secretaria da Saúde realiza agora cedo a campanha com o tema Não fique na dúvida, fique sabendo no Augustus Hotel, no Centro de Goiânia. Na programação, que segue até as 10h30, serão ministradas palestras sobre o perfil epidemiológico dos soropositivos e o panorama geral da doença.

Nos 16 Centros de Testagem e Aconselhamento em Goiás são oferecidos dois tipos de exame. O rápido, em que o resultado sai em 30 minutos, é realizado por meio da coleta de uma gota de sangue. Ele é destinado à população flutuante, pessoas que não têm oportunidade de voltar a essas unidades e também às pessoas com outras doenças, como tuberculose e hepatite, por exemplo. Os testes são feitos gratuitamente e com total sigilo. Já o exame convencional, por meio da coleta de sangue, fica pronto em torno de 20 dias. A unidade de Goiânia está localizada na Avenida Contorno, nº 215, no Setor Norte Ferroviário.

Histórico
O primeiro caso de Aids no Estado foi registrado em 1984. Segundo dados da SES, a proporção é de 12,3 casos da doença para cada 100 mil habitantes. A maioria dos infectados, cerca de 67%, é formada por homens. O contágio predominante é pela via sexual, com maior incidência entre os heterossexuais. A faixa etária de 30 a 39 anos é a de maior prevalência da doença. Foram notificados 719 novos casos de Aids em 2011 em Goiás.

Tratamento
O tratamento é realizado nos serviços de assistência especializada. No total, são nove unidades que ofertam os medicamentos antirretrovirais e contra doenças oportunistas e consultas médicas com infectologistas, entre outros atendimentos. A partir de hoje, o atendimento neste sentido também será oferecido no Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica, próximo à Rodoviária de Goiânia. (Do Goiás Agora)