Até o próximo domingo (16), acontece em Goiânia a 32ª edição do Campeonato Brasileiro de Kungfu, arte marcial chinesa. Sobre esse assunto, o Sagres Sinal Aberto, desta sexta-feira (14), recebeu o secretário-geral da Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), Marcus Vinícius Alves, e a Edineia Camargo, atleta da seleção brasileira de Kungfu Wushu, modalidade Sanda (combate), líder do ranking nacional e medalhista mundial.

Leia também: Atletas goianos brilham no Troféu Chico Piscina e conquistam medalhas nos 100m costas

Primeiramente, Marcus Vinícius contou como vai ser o torneio e respondeu se a realização da competição pode dar uma visibilidade maior para o esporte na região.

“Essa é a segunda vez que o Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu está sendo realizado aqui em Goiânia, primeira vez foi em 2003. A gente está voltando em um momento muito especial da modalidade, que cresceu bastante nos últimos anos. O evento vai ser realizado em três dias, estão previstas competições na modalidade de combate sanda, no qual atletas podem utilizar luvas, atacar socos, chutes e quedas. Também teremos competições nas modalidades de taurus, dos diversos departamentos”, explicou.

O torneio está sendo realizado no Goiânia Arena e a entrada é franca. Nesta sexta, as competições ocorrerão das 14h às 17h e 19h às 22h. No sábado, nos três perídoos, manhã, tarde e noite, iniciando às 9h.

A atleta Edineia Camargo revelou que a expectativa é muito grande para a competição e também compartilhou um pouco da experiência e vivência própria dentro do esporte.

“É a nossa maior competição nacional, estão os melhores atletas de cada estado competindo. A competição promete muito, vale a pena conferir, porque vai estar muito linda mesmo”, projetou.

“Eu mesma, por experiência própria, conheci o kungfu a partir de uma reportagem da TV e fui até uma competição para poder ver como era a modalidade e me apaixonei. Isso aos sete anos de idade. Então, com certeza, não só as competições, mas todo meio de divulgação é importante para divulgar o nosso esporte”, completou.

Além do Campeonato Brasileiro de kungfu, Marcus Vinícius ainda destacou outras competições paralelas, como o Campeonato Brasileiro de Desoporto Universitário, que tem a modalidade também.

“A nossa modalidade está em franca expansão, então o Kungfu Wushu hoje já faz parte do desporto universitário, do escolar e paralelo ao nosso Campeonato Brasileiro, a gente sempre realiza nosso Campeonato Brasileiro Universitário, que serve como base e parâmetro para classificar nossos atletas para competições universitárias”, ressaltou.

(Marcus Vinícius Alves e Edineia Camargo | Foto: Sagres Online)