O futebol brasileiro está voltando aos poucos. O pontapé inicial acontece nesta quinta– feira (18) com o jogo entre Bangu e Flamengo, às 21:00, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Desde o início da semana, clubes e Federação articularam o retorno, que acontece sem público, como autorizou a prefeitura do Rio, e sem a apoio de Botafogo e Fluminense, que têm jogos marcados para o fim de semana, mas não devem entrar em campo.

O Estadual do Rio de Janeiro será retomado 94 dias depois da paralisação por causa do coronavírus e contou com a articulação de Flamengo e Vasco, que inclusive apelaram ao Governo Federal para a retomada. Os clubes menores que completam a competição também defenderam o retorno, afinal o pagamento das cotas de televisão estão atrelados à realização das partidas.

Já em São Paulo, o Estadual não tem data para recomeçar. Os clubes foram liberados para a retomada dos treinos a partir de 1º de julho e contestam as últimas decisões do governador João Dória, que flexibilizou outras atividade. Uma reunião está marcada para esta quinta – feira, quando clubes e Federação vão definir como devem proceder.

Minas Gerais

A Federação Mineira de Futebol definiu nesta quarta – feira (17) que a competição voltará a partir do dia 26 de julho. A ideia é realizar o restante dos jogos em apenas uma sede. As seis datas que restam seriam disputadas em um período de 18 dias. Belo Horizonte é o local preferido para que os jogos aconteçam, no entanto dependeria de um aval do prefeito Alexandre Kalil.

Rio Grande do Sul

Na última reunião realizada por dirigentes e autoridades de saúde, ficou definido o dia 19 de julho como uma possível data para a volta do Gauchão. No entanto, o secretário de esportes do Rio Grande do Sul, Francisco Vargas, admitiu que por causa da atualização das regras de distanciamento, a bola pode voltar a rolar mais tarde. De acordo com uma entrevista concedida à Rádio Gaúcha nesta quarta – feira (18), só em agosto para os jogos acontecerem.

Outros Estados

Santa Catarina foi o primeiro estado a definir a data para a volta: 8 de julho; já o Paranaense, que está nas quartas – de – final, restam seis datas, e a previsão da Federação é retomar a competição entre 17 e 25 de junho; o estado do Pará foi um dos mais afetados com o novo coronavírus. A competição, que conta com dois adversários do Vila Nova na Série C: Remo e Paysandu, não tem data para voltar; no Ceará, os times estão autorizados a treinarem desde o dia 1º de junho e o Estadual deve ser retomado a partir de 20 de julho; já no Pernambuco, existe uma previsão para a retomada a partir de 28 de junho, enquanto que na Bahia, os dirigentes aguardam a liberação do poder público para divulgarem a retomada do Estadual.