Os três candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia participaram do Debate 730 na manhã desta segunda-feira (19), às 8h, no auditório da Fundação Pró-Cerrado (FPC), no Setor Vila Santa, em Aparecida.

Ouça o Debate 730 na íntegra

O primeiro a chegar para o debate foi o candidato do PMDB, Gustavo Mendanha, seguido pelo Professor Alcides (PSDB) e pelo deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB), que chegaram praticamente juntos.

No primeiro bloco, os candidatos responderam a perguntas de temas diversos feitas por jornalistas da Rádio 730. O auditório ficou lotado por convidados e estudantes que participam do programa Jovem Aprendiz, da FPC, que também fizeram questionamentos aos prefeitáveis.

Confira a galeria de imagens do Debate 730

Saúde

O candidato do PSDB, Professor Alcides, foi o primeiro a responder a perguntas dos jornalistas da 730 e, sobre o tema Saúde, apontou a contratação de 400 novos profissionais para a área, caso seja eleito, e criticou a gestão do atual prefeito, Maguito Vilela (PMDB).

“O grande problemas da atual gestão é que, infelizmente, a nossa Saúde não funciona. Das 25 UBS construídas, apenas dez funcionam de forma parcial. Isso significa dizer que de vez em quando o médico aparece por lá. Caso eu seja eleitos, vamos estar contratando, a partir do dia 2 de janeiro, 200 médicos e 200 dentistas para imediatamente povoar as unidades básicas de Saúde (UBS) e colocar todas em funcionamento”, afirma.

Segurança Pública

Gustavo Mendanha, do PMDB, foi o segundo candidato a responder a perguntas de convidados. Acerca do tema Segurança Pública, respondendo a questionamento de um representante do programa Jovem Aprendiz, da Fundação Pró-Cerrado, o peemedebista afirma que vai ampliar o vídeo-monitoramento do município.

“É importante dizer que a responsabilidade da Segurança Pública é do governo estadual, e nós temos também a nossa contrapartida. Hoje existem 53 pontos de vídeo-monitoramento na cidade, nós queremos ampliar para, no mínimo, mais 200. Nós vamos trazer um novo sistema que faz leitura facial e de placa de veículos, para que, se algum sujeito estiver com mandado de prisão ou com um carro que foi roubado, o nosso sistema vai acusar e avisar a Polícia Militar”, pondera.

Também sobre este tema, o candidato Marlúcio Pereira do PSB afirma que vai descentralizar o complexo prisional de Aparecida de Goiânia, e que somente os suspeitos de cometerem crimes no município é que permanecerão presos no local.

“Cada região vai ter que assumir o seu preso, porque Aparecida já colaborou muito. Todos os presos do estado vêm para Aparecida, e hoje temos o grande problema que é o semi-aberto. Aquele que fica com a tornozeleira, que era para ele trabalhar de dia e voltar para a cadeia à noite. Mas eles ficam praticando coisas que não devem durante o dia  e a cidade fica muito prejudicada com isso”, pontua.

Esporte

Como terceiro candidato a responder perguntas dos convidados, O deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) respondeu a questionamento sobre investimentos na área esportiva do município sem comprometer demais o orçamento da prefeitura.

“Esporte não é um gasto, é um investimento. Vamos chamar os donos de chácaras, vamos propor a eles a isenção do IPTU, fazer um comodato de quatro anos, e abrir no mínimo mais 15 chácaras, trabalhando a base, que são as nossas crianças. E também a Aparecidense hoje não investe na base, nós vamos investir e um dia quem sabe vender um atleta e dar uma tranquilidade financeira para a Aparecidense. Vamos também criar seis centros esportivos por região”, argumenta.

Transporte Público

Sobre a questão transporte público no município, respondendo a questionamento de participante da FPC, o candidato tucano ressalta que vai criar um novo sistema para que as linhas percorram um maior número de bairros.

“Nós vamos criar o sistema Interbairros em Aparecida de Goiânia para tentar amenizar o problema e trabalhar junto à CMTC, que é uma obrigação dela e não da prefeitura  o transporte urbano entre Goiânia e Aparecida”, responde.

Desemprego

A questão do desemprego é a terceira maior reclamação do eleitorado Aparecidense, conforme dados da pesquisa 730/Grupom. Sobre este tema, Gustavo Mendanha afirma que vai implantar o projeto Jovem Aprendiz no município, entre outras medidas.

“Nós vamos criar o Jovem Aprendiz. Nós daremos oportunidades para os jovens estarem na prefeitura lidando com o processo e quem sabe, aprendendo e estando ali conosco em um futuro bem breve. Vamos criar novos pólos industriais em Aparecida, o Complexo Logístico Industrial Alfandegário (Clia), o nosso porto seco avançado; vamos criar também o Aparecida-Tech, o nosso parque tecnológico e o Ceasa de Aparecida, o pólo hortifrutigranjeiro, que além de gerar empregos, vamos fomentar a agricultura familiar no município”, ressalta.