O Candidato José Netho (PPL) acredita que uma das soluções para o trânsito e o transporte público de Goiânia é a construção de um metrô na cidade. Ele não crê que a implantação do VLT (veículo leve sobre trilhos) solucionará os problemas da cidade. O candidato diz que é necessária a valorização do transporte público. Além disso, ressalta que a prefeitura precisa encarar de frente as empresas de transporte.
“O modelo que temos privilegia o ônibus, o empresário e não o transporte público, não dá nenhum conforto ao passageiro”, comentou. “Temos que privilegiar o transporte público em detrimento do transporte particular, mas para isso deve haver um processo de educação, em que a pessoa tenha condições de deixar seu carro em casa e ir para o trabalho em casa”, completou.
Já a candidata Isaura Lemos (PCdoB) quer resolver o problema do transporte público reformulando os contratos com as empresas. “Vamos revisar estes contratos e as empresas vão ter que cumprir rigorosamente o que está no contrato. Nós teremos a cláusula de que se não estiver cumprindo poderemos romper o contrato”, ressaltou.
Isaura destacou a importância de se criar corredores exclusivos para os ônibus e assim deixar o trânsito fluir. Jovair Arantes (PTB) comentou que pretende construir mais pontes em Goiânia, pois para ele falta ligação entre as vias da cidade. “É preciso ter ligação interbairros. Todos o fluxo de veículos passa pelas vias principais, nós vamos priorizar a construção de pontes”, comentou. Isaura concorda e diz que também vai construir pontes e criar caminhos alternativos.