(Foto: Divulgação / Prefeitura de Goiânia)

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realiza nesta quinta-feira (1º), uma série de atividades em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-Goiás), com o objetivo de evitar que imóveis em construção se tornem criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação formará uma equipe de caçadores do Aedes para intensificar o combate aos focos do inseto dentro dos canteiros de obras da Capital.

Vinte e duas empresas de construção civil confirmaram participação na primeira fase do treinamento e 54 obras estão previstas para receberem as visitas durante os seis meses de atividades. A proposta do projeto nomeado de “Caçador de Aedes aegypti” é orientar os operários para que saibam identificar possíveis criadouros e como agir para proteger materiais e equipamentos que possam acumular água.

As palestras de orientação da SMS serão ministradas pela superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, e pelo biólogo e gerente de Controle de Animais Sinantrópicos, Welington Tristão. Entre os assuntos abordados estão a situação epidemiológica de dengue, zika e chikungunya em Goiânia, com apresentação de dados, ações de combate, biologia, controle do mosquito na construção civil e como o Seconci pode ajudar neste trabalho.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia