A capitã da Polícia Militar de Goiás e instrutora da academia da PM, Ester Lacerda, apresentou uma proposta polêmica que limita o visual das policiais do Estado, estabelecendo regras para a cor e penteado do cabelo, cor e tamanho das unhas, uso de sapato alto e maquiagem. A ideia está sendo discutida na página oficial da PM na internet.
Atualmente, 940 mulheres fazem parte do efetivo na corporação. A proposta define que o cabelo só poderá ser usado solto se for curto. Se for comprido, deve ficar preso em coque. Os cabelos crespos, afros ou anelados devem ser presos e trançados. Quanto à cor, ficariam proibidos, por exemplo, os cabelos tingidos de loiro ou ruivo.
As unhas devem ser curtas e não podem ser usadas certas cores de esmaltes, como amarelo, azul e roxo. A policial também não poderia usar maquiagem colorida ou salto alto, nem mesmo no serviço administrativo. Nas orelhas, apenas um brinco pequeno de cada lado. A justificativa para a proposta é “o zelo pela imagem da corporação”. As policiais podem opinar sobre o assunto até o próximo dia 16, no site da corporação.