A Igreja Católica confirmou às 16h14, horário de Brasília, desta quarta-feira (13) o seu novo líder. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido como o sucessor de Bento XVI. Ele foi eleito no terceiro conclave dos cardeais. O sul americano adota o nome de Francisco I.

O argentino é primeiro papa nascido fora da Europa e também o primeiro jesuíta. Jorge Mario Bergoglio é o 266º sucessor de Pedro, no comando da Igreja Católica.

Papa Francisco é filho de italianos. Antes de assumir a liderança da Igreja Católica, ele foi arcebispo de Buenos Aires e estava no Vaticano desde 2001.capela sistina

Em seu primeiro discurso como papa, Bergoglio pediu que todos orassem pelo seu antecessor, o papa emérito, Bento XVI. Em seguida, o novo líder dos católicos conclamou os fiéis a fazerem uma caminhada juntos. “Faremos um caminho de fraternidade, amor e confiança mútua entre nós,” disse.

Em seguida, o papa se ajoelhou e pediu que todos na Praça São Pedro rezassem em silêncio. Por fim, Francisco pediu que os católicos rezassem por ele.