Um homem de 44 anos e uma mulher de 41 foram presos por tráfico de animais silvestres no final da tarde deste sábado (23), no km 172 da BR-452, município de Itumbiara, região sul do estado.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o casal, que viajava em um veículo modelo VW Gol, de cor preta, foi parado porque o condutor fez uma ultrapassagem em local proibido.

Durante fiscalização no interior do carro, os policiais se depararam com dezenas de gaiolas e até caixas de papelão repletos de pássaros. Ao todo, foram encontrados 111 canários, 21 papagaios e 27 coleirinhas. O motorista informou que pegou os animais em Jataí, no sudoeste goiano, e receberia R$ 1,2 mil para transportá-los até Sorocaba, no interior de São Paulo.

Dentro do carro os policiais encontraram ainda documentos que constavam que o casal faz parte da Sociedade de Passaricultores de Sorocaba, e também de comercialização de pássaros silvestres, inclusive de galos de briga.

Os animais foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Goiânia, onde deverá ser lavrada uma multa de R$ 174 mil pela infração ambiental.

Em desfavor da dupla, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência  (TCO) que será encaminhado ao Poder Judiciário.

animaissilvestresa