Foto: Pinterest

Há um ano, os poucos dias em que a engenheira civil Vanusa da Silva Leite fez uso da pílula anticoncepcional resultaram em um acidente vascular cerebral que deixou marcas. Aos 43 anos, não tem histórico familiar, não é hipertensa, não tem diabetes, e o único fator de risco, era o medicamento. 

O caso de Vanusa não é isolado. No Facebook, a página “Vítimas dos Anticoncepcionais – Unidas a Favor da Vida”, tem inúmeros depoimentos relacionados. No entanto, não é a pilula por si só que causa a maioria dos trombos, ou seja, os coágulos no sangue, mas sim o uso sem informação. 

Uma pesquisa realizada recentemente com 8 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em 272 cidades do Brasil, mostrou que 10% dos pacientes usavam cinco ou mais medicamentos por dia, a pílula está entre eles.

Ouça na íntegra a reportagem de Jordanna Ágatha

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/541592478&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}