A partida entre Fortaleza e Ceará, a partir dàs 16h deste domingo (14), no Castelão, em Fortaleza, será palco para o primeiro teste oficial em arenas da Copa das Confederações. Neste primeiro evento, a equipe do Comitê Organizador Local (COL) pretende avaliar, prioritariamente, alguns aspectos de cinco áreas ligadas à operação do estádio.

O planejamento dos acessos aos portões de entrada, por exemplo, levará em conta requisitos adotados em grandes eventos, como as grades organizadoras do fluxo de pessoas.

O gramado receberá tratamento diferenciado, com o corte levando em conta o padrão da competição, com altura de 22mm a 23mm de altura. A irrigação vai ocorrer em horários designados e com o volume de água apropriado. O trabalho dos gandulas será diferenciado, com orientação e treinamento similar ao que será exigido para a Copa das Confederações.

As operações de mobilidade dos times e dos árbitros dentro da arena, com chegada de ônibus, acesso aos vestiários, entrada no campo, retorno no intervalo e saída definitiva serão avaliadas na área definida como transporte. O controle de mobilidade nos arredores do estádio continua sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza.  

Outro setor que receberá atenção é o de limpeza e resíduos. Haverá treinamento e preparação das empresas contratadas pelo operador do estádio para ações como a coleta seletiva. Completa a lista de áreas que terão atenção especial a de Tecnologia da Informação. Serão avaliados o sistema de sonorização da arquibancada, áreas de sombreamento, qualidade de áudio e vídeo dos telões, o sistema de distribuição de sinal de televisão para camarotes e áreas comuns e a sala de controle.

Outras áreas estratégicas, como operações de mídia, logística para delegações estrangeiras, voluntários e hospitalidade serão avaliadas em outras sedes da Copa das Confederações. E, como a partida é válida pelo campeonato cearense, a organização geral do evento continua sob responsabilidade da federação estadual.

Portal da Copa