Promotor Publius Lentulus em entrevista ao Rafael Bessa (Foto: Sagres On)
Depois da tragédia no Ninho do Urubu, com as mortes de 10 meninos das categorias de base do Flamengo, autoridades fecharam o cerco quanto às condições em que vivem jovens jogadores em outros clubes pelo Brasil. Em Goiás, o acompanhamento será feito pelo Ministério Público, com o promotor Publius Lentulus Rocha, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude.
“Solicitamos alguns dados, algumas informações para fazer a apuração global pra ver como estão os alojamentos. São muitos documentos, que chegando pra gente, vamos verificar quantas entidades estão ativas e quantas possuem imóveis desse tipo, isso sendo confirmado, vou encaminhar um pedido para o promotor responsável pela área para que seja feita a averiguação”, explicou o promotor, que ainda acrescentou que não serão verificadas apenas as questões físicas.
“Vamos fiscalizar todo o atendimento prestado aos adolescentes e eventualmente crianças. Se eles têm direito à educação, convívio familiar e ainda a relação trabalhista, como prevê a legislação brasileira”.
O promotor Publius Lentulus ressaltou que o Ministério Público já vinha atuando na fiscalização dos alojamentos por clubes do Estado, e que a tragédia no Ninho do Urubu potencializou o trabalho das autoridades.
“Exatamente e agora deflagramos a atenção total do Ministério Público, porque nós queremos que essas entidades que mantém alojamentos, observem as mesmas regras para colhimento institucional destes jovens. Principalmente quanto à saúde, assistência social e psicologia. Tudo vai ser verificado”.
Se o clube fiscalizado não apresentar as condições ideais para o alojamento dos jovens atletas, sanções são previstas de acordo com o grau de irregularidade.
“Se for um deslize pontual, é tratado de forma a sanar esse problema. Se for algo grave que possa causar risco de qualquer tipo aos jovens que ali estão, as providências serão mais duras”, finalizou o promotor Publius Lentulus.
Relação de Clubes Goiano que disputam as Categorias de Base organizadas pela FGF
Goiás
Vila Nova
Atlético
Goiânia
Aparecidense
Caldas
Anápolis
Anapolina
Aparecida
Itaberaí
Rio Verde
Trindade
Canedense
Raça
Mineiros
Evangélica
Pires do Rio
Monte Cristo