A conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Regina de Faria Brito, detalhou em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (13), a carta-aberta aos candidatos nas Eleições Municipais de 2020. A conselheira aponta que o objetivo da ação é mostrar a importância do planejamento urbano para melhor qualidade de vida da população e destacou que a maioria dos planos de governo não há propostas relevantes.

“Nós precisamos mostrar a importância nesse momento de pandemia, em que o mundo precisa de um planejamento urbano, porque demostrou que as cidades são campos minados, então observamos a importância do saneamento básico, de mobilidade, de áreas públicas e também a importância de intervenções nas habitações.

Regina Brito destacou que a carta traz questões básicas de uma cidade saudável, como educação, saúde e segurança. “Todos esses aspectos são relevantes para demonstrar que vivemos em um tempo em que o arquiteto urbanista e o planejamento são essenciais para trazer uma cidade saudável”, afirmou.

As cartas foram entregues às prefeituras de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão e Rio Verde. O documento, que ainda está sendo entregue em outros municípios, foi lançado em agosto pelo CAU nacional e demais entidades representantes do setor. “A carta foi produzida por diversas entidades, então pontua elementos básicos”, afirmou.