Mudanças nos critérios para definição de vagas para Copa do Brasil em 2024. A Confederação Brasileira de Futebol vai acabar com a presença de clubes através do ranking nacional. A alteração deixa mais fortes as federações estaduais que vão definir 80 dos 92 times na disputa.
O ranking utilizado será os das federações para definição do número de times por Estado. A Federação Goiana de Futebol terá direito a três vagas – que poderão ser destinadas aos três primeiros colocados do Goianão 2023, ou duas pelo estadual e mais uma, caso ela crie um torneio seletivo.
São Paulo e Rio de Janeiro – que são as principais federações do futebol brasileiro – terão seis vagas cada. Rio Grande do Sul, Minas Gerias e Paraná cinco vagas. Goiás, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão com três e os demais estados com duas.
Outras vagas
Doze equipes entram na terceira fase da Copa do Brasil em 2024, a exemplo do que já acontece. Campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste, Série B do Brasileiro e os representantes brasileiros na Libertadores da América.
Agora em 2023
Três times goianos estão na próxima edição da competição. Atlético, Goiás e Vila Nova. No início de janeiro vai acontecer o sorteio para definição dos adversários na primeira fase.