O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em um pronunciamento oficial feito no início da tarde desta quinta-feira (1), que a Copa do Brasil, a partir de 2013, terá 86 clubes participantes. Conforme já previsto, os times que disputarem a Copa Libertadores, ao contrário do que acontece atualmente, poderão jogar o torneio. O mandatário maior do futebol nacional também divulgou o retorno do Campeonato do Nordeste.

A Copa do Brasil será disputada entre os meses de março e novembro. A primeira parte é disputada por 80 times. Após três fases, restarão dez. Estes se aos seis clubes que terão disputado a Taça Libertadores. Caso o Brasil tenha apenas cinco representantes na competições internacional, o melhor colocado do ranking fica com a sexta vaga.
A Copa do Brasil também dará vaga à Copa Sul Americana. As quatro equipes melhores coloradas no último Campeonato Brasileiro, que forem eliminadas precocemente na Copa do Brasil, disputarão o torneio internacional.

Campeonato do Nordeste
A competição que arrastava multidões no início do século volta a ser disputada a partir de 2013. Os dirigentes nordestinos ainda pleiteiam uma vaga para o campeão na Copa Sul Americana.
A competição será disputada por 16 equipes de sete estados. Piauí e Maranhão não terão representantes na competição.

Até o momento está previsto a realização somente do Campeonato do Nordeste. Outras competições regionais como a Copa Centro-Oeste, o Torneio Rio-São Paulo, a Copa Norte e a Copa Sul-Minas não tiveram seu retorno cogitado.