Ontem podemos conhecer o quinteto de arbitragem que vai comandar o jogo entre Vitória e Atlético, no domingo, às 17h. Como se esperava, um árbitro FIFA foi escalado. Até então, apitou dois jogos do Atlético: contra o Grêmio quando o time empatou sem gols e contra o Goiás, no clássico vencido pelos rubronegros. Sinceramente, não me lembro de nada estranho que ele tenha feito. Mas também, ele só apitou jogo do Atlético dentro do Serra Dourada. Então não dá para determinar se a postura dele é equilibrada nos jogos.
Acompanhando a entrevista do vice-presidente Mauricio Sampaio que achou estranha a escalação de Sálvio porque ele foi o árbitro no duelo entre Internacional e Vitória na última rodada. O que eles dirão quando descobrirem a informações do site Futebolbaiano.net? Confira:
“…O fato curioso é que o juiz é baiano de Urandi, cidade que fica na divisa com Minas Gerais, mas mora no estado de São Paulo desde a infância. Entre outros jogos decisivos com Sálvio Spinola no apito, o torcedor Rubro-negro lembra da primeira partida da decisão do estadual de 2009, quando o Vitória venceu o Bahia por 2 a 1, em Pituaçu.”
O que a CBF está fazendo é uma palhaçada. Cadê a honestidade? Transparência? Será que eles não sabiam que Sálvio é baiano? Acho que isto são palavras que a cúpula da CBF não conhece.
Apenas outro detalhe: Sálvio apitou o primeiro jogo e Heber Roberto Lopes o segundo da decisão do campeonato baiano vencido pelo Leão Rubronegro.
BALANÇO FINAL
Independente do que aconteça no Barradão no domingo, eu acredito que foi uma temporada muito boa para o Atlético. O clube conseguiu se colocar no cenário nacional, deixou o cartão de visita e se for necessário já sabe o caminho para voltar.
Atlético está em ascensão. Neste ano foi campeão goiano ( com sobras), chegou a semifinal da Copa do Brasil (fato inédito) começando no interior do Rio Grande do Norte, enfrentando o Mundão do Arruda e eliminando o Palmeiras nos pênaltis. No Brasileirão sofreu bastante para se adaptar ao estilo de jogo. No segundo turno e um bom tempo de trabalho do Renê Simões, o time cresceu bastante e leva este sofrimento para Salvador como juros dos jogos comandados por Roberto Fernandes. A defesa foi o sistema mais abaixo de todo o grupo.
Como estou de férias neste mês de dezembro, deixo aqui um balanço final das contratações de 2010, Quem tem contrato para o ano que vem? Quem tem contrato até o final desta temporada. Quem deve ficar? Quem deve sair?
10 jogadores contratados para o Goianão e Copa do Brasil: Washington (atacante), Vitor (goleiro), Saavedra (zagueiro), Rodrigo Tiuí (atacante), Wescley (zagueiro), Erandir (volante), Ramalho (volante), Márcio Gabriel (lateral), Thiago Feltri (lateral) e Welton Felipe (zagueiro)
08 jogadores contratados após o estadual: Ayrton (lateral), Keninha (meia), Pedro Paulo (atacante), Roberto (goleiro), Daniel Marques (zagueiro), Dida (lateral), Vitor Ferraz (lateral), William (meia)
09 jogadores após a Copa do Mundo: Carlinhos Bala (meia), Josiel (atacante), Diogo Galvão (atacante), Diguinho (meia), Adriano (lateral/meia), Teco (zagueiro), Wellington (zagueiro), Rômulo (volante) e Renatinho (meia).
Atletas encerrando o contrato no fim do ano: Edson e Roberto (goleiros), Chiquinho e Dida (laterais), Jairo, Gilson, Welton Felipe, Daniel Marques, Teco (zagueiros), Agenor, Romulo, Erandir (volantes), Elias, Keninha, William, Renatinho e Raphael Luz (meias), Pedro Paulo, Diogo Galvão e Josiel (atacantes).
Permanecem para 2011: Márcio (goleiro), Vitor Ferraz, Adriano e Thiago Feltri (laterais), Thiago Almeida e Paulo Henrique (zagueiros), Pituca, Robston e Ramalho (volantes), Anailson e Wesley (meias), Juninho e Marcão (atacantes).
BOA SORTE A TODOS OS ATLETICANOS, BOM NATAL E FELIZ ANO NOVO, EM JANEIRO ESTAREI DE VOLTA.