A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convocou para a próxima semana uma reunião com todos os times da Série A e B para debater sobre a dívida das equipes. O encontro irá definir um plano para possibilitar a aprovação de um projeto de lei de Responsabilidade Fiscal (antigo Proforte). O projeto, que já é discutido no Congresso Nacional, visa o parcelamento da dívida dos clubes em virtude da situação financeira que eles se encontram no momento.
A Federação Goiana de Futebol (FGF) e os dirigentes dos clubes do estado de Goiás estarão presentes no evento. O presidente da FGF, André Pitta, destacou que a reunião tentará buscar soluções aos problemas financeiros dos clubes.
“A CBF está nos convocando para uma reunião para falar do Proforte. A CBF está tentando fazer sua parte. Claro que para que o Proforte tenha sucesso é preciso haver algumas novas regras que os clubes passam ter alguns compromissos e isso tudo será discutido. Tanto o Goiás, Vila Nova e Atlético estarão presentes, além da Federação. A CBF busca ajudar e trazer fatores que possam contribuir e dar apoio aos clubes”, ressalta.
A CBF discute refinanciar os débitos, mas com punições desportivas para os clubes que não efetuarem os pagamentos, como perda de pontos e até rebaixamento de divisão. Pitta acredita que os clubes da Série B devem ter algum auxílio especial para a continuidade do campeonato.
“Nós entendemos e até levamos para CBF a preocupação principalmente com os clubes da série B, pois os da série A tem um contrato com uma emissora de TV e os da B não. Vamos passar para a CBF também a dificuldade que os clubes estão passando principalmente em relação à paralisação da Copa do Mundo, para que ela possa fazer um estudo para auxiliar os clubes e oxigenar esse retorno”, conclui.













