Hélia Gonçalves nos estúdios da SagresTV (Foto: SagresTV)

A partir desta quinta-feira (21), consumidores com contas em atraso terão a oportunidade de começar o próximo ano com o ‘nome limpo’. E para isso, nem será preciso sair de casa. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia e o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil realizam, até o dia 15 de dezembro, um feirão on-line de renegociação de dívidas. 

“Os descontos podem chegar até 90%. É uma oportunidade para o comércio recuperar uma eventual inadimplência que se acumulou ao longo do ano, e uma oportunidade também para o consumidor de limpar o seu nome e retomar o seu poder de compra próximo à data de Black Friday e Natal”, explica a gerente administrativa financeira da CDL Goiânia, Hélia Gonçalves, em entrevista à SagresTV. 

As negociações poderão ser feitas na própria entidade, desde que a empresa credora seja credenciada ao serviço CDL de Cobrança. O site do feirão disponibilizará nesta quinta-feira (21) uma lista com as que já estão credenciadas. Hélia Gonçalves explica que, só em novembro, houve aumento de aproximadamente 2,5% no número de inadimplentes, e faz um alerta. “A negociação feita uma vez é importante que o consumidor honre até o fim para que isso não vire uma bola de neve”, afirma. 

O feirão online será realizado em Goiânia e em mais dez capitais. Hélia Gonçalves orienta que o consumidor verifique antes em quais empresas possui débito. A consulta pode ser feita pelo aplicativo SPC Consumidor. 

“Lá ele vai poder fazer uma consulta do CPF dele que vai listar as empresas que ele está inadimplente. O aplicativo dá o indicador de bem-estar financeiro. A partir de variáveis nacionais, ele posiciona o consumidor em qual percentual ele está em relação à média nacional”, esclarece. 

O SPC Brasil informa que as negociações poderão ser feitas com bancos, consórcios, operadoras de telefonia e empresas do comércio e do ramo de serviços, que oferecerão condições especiais para quem estiver interessado em regularizar as pendências.

Acompanhe a entrevista na íntegra no Sagres Sinal Aberto de hoje (20)

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/iyXYAhHlxVQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

Online

O consumidor deverá fazer um cadastro no site do feirão. Após receber a confirmação de autenticidade, o consumidor tem a opção de consultar seu CPF, gratuitamente, para verificar se há pendências e se elas estão disponíveis para renegociação dentro do próprio site. Também é possível acompanhar o andamento de sua negociação de forma online, realizar o download do boleto com as novas condições ofertadas pelo credor e ser lembrado quando estiver perto do próximo vencimento.

Oportunidade

A superintendente executiva da CDL Goiânia, Dina Marta Correia Batista, salienta que este é um momento importante para que o consumidor garanta descontos especiais e volte a ter o poder de compra em suas mãos. E para o empresário recuperar crédito e voltar a vender, principalmente num período de grande movimentação do comércio como o fim de ano. Além disso, ela destaca que é o momento ideal para o consumidor colocar as contas em dia, tendo em vista o pagamento do 13º salário e a recente liberação dos recursos do FGTS.

Inadimplência

Dados do SPC Brasil mostram que o volume de consumidores com contas em atraso cresceu 1,58% no último mês de outubro na comparação com o ano passado. A maior parte das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a instituições financeiras. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas, enquanto o setor de comunicação por 12% e as contas de água e luz por 10%.