A Companhia Energética de Goiás (Celg) gastou em 2011 mais de três milhões de reais com publicidade. Nos dois primeiros trimestres de 2011, 605 mil reais, sendo 136 mil nos três primeiros meses e 469 mil reais nos três meses seguintes.
No terceiro trimestre apesar dos dados oficialmente não terem sido disponibilizados, o presidente da estatal e vice-governador do estado de Goiás, José Éliton Júnior, destaca que a empresa realizou gastos mais altos, porém necessários, como a campanha do aniversário de 56 anos da empresa, em agosto, em que foram empregados 371 mil reais.
Outras ações feitas foram campanhas de conscientização sobre o uso da energia elétrica, os recursos foram na ordem de um milhão e 800 mil reais.
“Nós temos a diferenciação entre números de publicidade obrigatória, que é a veiculação de campanhas obrigatórias que a CELG é obrigada a fazer e publicidade na acepção da palavra. A CELG fez na verdade duas campanhas apenas, que não podem ser chamadas de campanhas. Uma foi com relação ao Projeto Ecodesconto CELG, quando ele foi lançado, e a outra foi a campanha de 56 anos da Companhia, que foi uma campanha de um dia.”
O cumprimento da resolução nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos artigos 143 e 144 estabelece que todas as distribuidoras de energia elétrica do país devem fazer em caráter permanente campanhas de informação ao consumidor quanto a forma correta de utilizar a energia e divulgar direitos e deveres dos usuários.
O presidente da Celg descreve que a Companhia os últimos anos teve de pagar uma série de multas junto a Aneel por vários descumprimentos, incluindo a não realização de peças publicitárias de caráter educativo à população.
“A CELG estaria sujeita a penalizações, tanto é verdade que ao longo dos últimos quatro anos nós tivemos só de multas da Aneel mais de 99 milhões de reais. Como destacado no próprio relatório apresentado à imprensa. Grande parte dessas multas é por falhas técnicas, equívocos e uma parte delas é justamente porque a CELG não fez as campanhas de natureza obrigatória.”
Após 10 meses de nova gestão no governo estadual, o vice-governador do estado de Goiás, José Éliton Júnior, mantém o discurso dito no início deste ano de evitar gastos com publicidade durante o processo de reestruturação da empresa. O presidente da Celg destaca que não estão previstas novas ações publicitárias da empresa no restante deste ano.