Quando começa uma nova edição do Campeonato Brasileiro é possível apontar de oito a 12 equipes favoritas para terminar o ano levantando o principal caneco do futebol nacional. Uma situação bem diferente acontece no Peru. Por lá, três clubes começam a temporada à frente dos demais concorrentes e são os principais times do futebol peruano: Universitario de Deportes, Alianza Lima e Sporting Cristal – que por sinal, são os maiores campeões do principal campeonato local.
Assim como acontece em nosso país, o esporte é paixão nacional no Peru. Segundo dados históricos, os primeiros torneios surgiram em 1912, ainda de forma amadora. Algo que mudou após a criação da Federação Peruana de Futebol, em 1922. Junto com a entidade surgiu a seleção peruana (1927), mas o futebol passou a ser profissionalizado somente a partir dos anos 50.
A SELEÇÃO
Fundada em 1927, a Seleção do Peru nunca foi um time de destaque na história. Seu desempenho em Copas do Mundo comprovam tal status: foram quatro participações, com 15 jogos realizados. Apenas quatro vitórias, três empates e oito derrotas. Um aproveitamento de 33%, com 19 gols marcados e 31 sofridos. No quesito títulos, os maiores feitos dos peruanos foram duas conquistas da Copa América: 1939 e 1975.
Hoje, o Peru vive dias de muita confiança no estilo de jogo. Essa será a principal arma da seleção de Ricardo Gareca diante o Brasil, amanhã pelas Eliminatórias do Mundial de 2018. O Peru prioriza o jogo coletivo, intensa troca de passes e muita dedicação. Tanto trabalho tem um motivo nobre: retornar à Copa do Mundo após 36 anos.
O último Mundial disputado pela seleção peruana foi na Espanha, no longínquo ano de 1982. Apesar de o passaporte para a Rússia ser difícil de conquistar, desta vez o sonho parece mais palpável. Com 14 pontos, o Peru está apenas três pontos atrás do Equador, que abre a zona de classificação direta para a competição de 2018. Não bastasse a proximidade com o G-4, o time de Ricardo Gareca vem de uma convincente vitória por goleada sobre o Paraguai, em Assunção.
OS CLUBES
O Campeonato Peruano é disputado por 16 equipes, sendo, como grande parte dos campeonatos sul-americanos, disputados em dois torneios: Apertura e Clausura. Os vencedores dos dois torneios garantem vaga na Libertadores da temporada seguinte e se enfrentam para definir o grande campeão nacional do ano.
Nas últimas dez temporadas, apenas cinco clubes levantaram a principal taça peruana: Universidad San Martín (3), Universitario de Deportes (2), Sporting Cristal (2), Juan Aurich (1) e Alianza Lima (1). Desses, como mencionado acima, três são os maiores campeões da competição: Universitario de Deportes (26), Alianza Lima (22) e Sporting Cristal (17), que devem, novamente, levantar o troféu do campeonato já que o Sporting Cristal foi campeão do torneio Clausura e o Universitario de Deportes lidera o Apertura.
No entanto, o domínio local dessas equipes não assusta nas competições continentais. Nunca o Peru teve um campeão da Copa Libertadores da América. As campanhas mais notáveis aconteceram em 1997 e 1972, quando Sporting Cristal e Universitário de Deportes, respectivamente, ficaram com o vice-campeonato do torneio.
Porém, em 2003 o tradicional Cienciano levantou o maior título de sua história. De quebra se tornou a primeira equipe peruana que conquistou um caneco continental. Na ocasião, o centenário clube de Cusco superou o grande River Plate, da Argentina ao empatar por 3 a 3 a partida de ida, e na volta venceu por 1 a 0.
OS ÍDOLOS
Na atualidade, os principais jogadores peruanos não atuam no futebol local. Claudio Pizarro, por exemplo, é o maior artilheiro estrangeiro da Bundesliga. Com 38 anos, ele fez história pelo Bayern de Munique e Werder Bremen, seu atual clube.
Paolo Guerrero foi autor do gol que deu ao Corinthians o título do Mundial Interclubes de 2012. No clube paulista, o artilheiro jogou mais de 100 partidas, marcando 54 gols – sua melhor marca na carreira. Hoje, defendendo o Flamengo, o atacante desponta como principal jogador peruano dos dias atuais já que é a principal referência ofensiva do Peru. Jogadores como Cueva, Juan Manuel Vargas e Jefferson Farfán também carregam este título.
EXCLUSIVO PARA GOIÁS
Será contra toda essa história que o Brasil encara o Peru pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Mantendo a tradição, a Rádio 730 continua com a melhor cobertura da Seleção Brasileira. O repórter Juliano Moreira acompanhará todos os passos dos atletas, da comissão técnica e vai trazer todas as novidades e informações direto de Lima.