A Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 de Goiânia já atendeu 13.875 mil cidadãos na capital. O serviço de teleatendimento é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e já notificou 528 casos suspeitos da doença. O objetivo da Central é esclarecer dúvidas sobre os sintomas da doença, as formas de transmissão e o isolamento social.

O serviço de teleatendimento foi implantado em março, juntamente com uma série de medidas para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19) em Goiânia. A Central atua também no combate às fake news e o atendimento é realizado por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.

A Central conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

Segundo a gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS, Cynara Martins, os profissionais da Central estão atualizados sobre os protocolos do Ministério da Saúde, testagem em Goiânia e formas de tratamento. “O objetivo da unidade é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença”, explicou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, caso os pacientes apresentem sintomas leves, como coriza, febre baixa e quadro gripal, a unidade realiza imediatamente a notificação e encaminha o usuário para o serviço de Telemedicina da SMS. A partir disso, ele será monitorado diariamente por médicos via chamadas de vídeos. “A central foi criada para viabilizar uma comunicação efetiva entre os moradores de Goiânia e a SMS. É uma forma de otimizar os serviços de saúde e de evitar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), procurem de maneira inadequada as unidades durante o período de pandemia”, acrescentou Cynara Martins.

A Central

O cidadão pode entrar em contato com a da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 pelo telefone é o (62) 3267-6123. Caso o usuário utilizar o aplicativo de mensagens WhatsApp, basta adicionar o número (62) 98599-0200 aos seus contatos. Assim que uma mensagem for enviada, ele receberá orientações sobre prevenção.