O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS-POP) foi inaugurado nesta terça-feira (29), e atende cerca de 60 pessoas por dia, sendo a grande maioria de outros Estados.
Heliel Guilherme Fideles, de 26 anos, veio do Paraná para trabalhar no município de Rio Verde, mas acabou indo morar nas ruas. Ele afirmou que quer voltar, mas ainda não conseguiu dinheiro para a passagem.
“Aqui gasta muito, mas trabalhando ainda dá para se alimentar. Não são todos os dias que tem como dormir em um hotel. O próprio pessoal da rua que me trouxe aqui, para tomar banho, tomar café. Se não fosse esse Centro, seria bem mais difícil para mim”, declara.
O CREAS-POP é uma unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que é especializada no atendimento à população em situação de rua, com idade acima de 18 anos.
A Secretária de Assistência Social em Goiânia, Célia Valadão, aponta que o objetivo do trabalho é assegurar a população em vulnerabilidade social, além de fazer um atendimento psicossocial.
“É um Centro onde vai ter um atendimento diário, de alimentação, com um café da manhã, um lanche da tarde, um banho, além do acompanhamento dos técnicos da assistência social, também educadores sociais, tendo a oportunidade de encaminhamento ao mercado de trabalho”, relata.
A 3ª Campanha contra a Mendicância também foi lançada na ocasião, sendo intitulada como “Vida Digna, não dê esmolas, dê oportunidade”. De acordo com Célia Valadão, a expectativa para a Campanha é a conscientização da sociedade sobre os efeitos negativos da esmola.
Com informações da repórter Nathália Lima