Foto: Johann Germano/Sagres On

Nesta semana, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse que cerca de 1 milhão de pessoas já haviam aderido ao saque-aniversário, nova modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) criada neste ano pelo governo federal. 

O saque-aniversário é uma das novas regras para o saque do FGTS estabelecidas pela Medida Provisória 889/2019. Em entrevista à Sagres, o gerente Regional da SR Sul, Cleomar Dutra Ferreira, explica que quem quiser já pode aderir à modalidade. “Está disponível para os trabalhadores fazerem a adesão, mas a adesão só vai se confirmar a partir de janeiro”, explica. 

Em 2020, os primeiros pagamentos começam em abril. A partir de 2021, o trabalhador vai poder fazer o saque aniversário no seu referido mês. A adesão, que não é obrigatória, tem validade de 2 anos. Quem aderir, só vai poder mudar após esse período. O gerente regional explica que em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador receberá apenas o valor da multa rescisória, que é de 40%. 

O saque-aniversário vai permitir ao trabalhador retirar anualmente uma parcela do FGTS. Ele perderá, no entanto, o direito ao saque único em caso de demissão sem justa causam nas continuará recebendo a multa rescisória de 40%. A adesão à nova modalidade é opcional. 

Com o saque aniversário, o governo espera injetar cerca de R$ 6 bilhões na economia brasileira no ano que vem.

Confira quanto cada trabalhador poderá sacar

tabela1.png

A partir de 2021, o saque ocorrerá no mês do aniversário do trabalhador. Os valores ficarão disponíveis para saque por três meses, a contar do primeiro dia útil do mês de nascimento.
Quem tem poupança ou conta corrente em qualquer banco pode solicitar o crédito em conta. Mas, no caso de trabalhadores que não são clientes da Caixa, será cobrada tarifa de transferência. 

Veja calendário abaixo para 2020

Nascimento

Data para saque

Janeiro e fevereiro

Abril a junho de 2020;

Março e abril

Maio a julho de 2020;

Maio e junho

Junho a agosto de 2020

Julho

Julho a setembro de 2020;

Agosto

Agosto a outubro de 2020;

Setembro

Setembro a novembro de 2020;

Outubro

Outubro a dezembro de 2020;

Novembro

Novembro de 2020 a janeiro de 2021;

Dezembro

Dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.