A gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Polyana Braga, detalhou à Sagres 730 nesta segunda-feira (25) o balanço das doses da vacina contra covid-19 já aplicadas na Capital. De acordo com Polyana, o município recebeu 30.160 doses da CoronaVac que vale para a primeira fase da vacinação.

“Goiânia recebeu 30.160 doses. A segunda dose ainda não foi repassada, está armazenada no Estado. Essas 30 mil doses são referentes a primeira dose da vacina”, disse. Segundo a gerente de imunização, essa quantidade de doses é inferior ao público-alvo da primeira fase e que por isso foi dividido em etapas de maior prioridade.

“Essa primeira fase, foi dividida em outras etapas pelo quantitativo de vacina que recebemos. Então essa primeira etapa, dessa primeira fase, estão sendo contemplados trabalhadores da saúde que estão ligados diretamente ao paciente internado com covid, que é uma quantidade de 34% de todos os trabalhadores da saúde, e também os idosos institucionalizados”.

Polyana ressaltou que o público total de trabalhadores chega a 80 mil pessoas e o total de idosos acime de 75 anos chega a 170 mil. “O nosso público total de trabalhadores da saúde é de quase 80 mil pessoas, e o total de idosos acima de 75 anos em Goiânia é de quase 170 mil. Então tivemos que priorizar essas 30 mil doses e dividir em etapas, de acordo com grupos de maior risco e mortalidade”.

A gerente de imunização de Goiânia afirmou que existem cerca de 720 idosos institucionalizados acima de 60 anos. “Em Goiânia são 28 instituições de longa permanências cadastradas, então a vacinação desses idosos na instituição finaliza hoje e a maioria já foi atendido”, disse.