Em entrevista a Rádio Sagres, nesta quarta-feira (5), César Augusto Sotkeviciene Moura, responsável pela Secretária da Retomada, explicou quais ações e os principais objetivos na nova pasta criada pelo Governo Estadual.

 

O órgão terá a função de diminuir os impactos econômicos em consequência da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Secretário o intuito é “criarmos conexões para acelerarmos essa retomada, então o nosso foco é direcionado a tudo que possa acelerar a economia, a geração de emprego e renda.”

César Moura parabenizou o Governador Ronaldo Caiado (DEM) pela criação da Secretaria da Retomada e ressaltou a importância de buscar parceiras que fomentem as ações relacionadas a geração de emprego, renda e qualificação profissional que gerem desenvolvimento para regiões vulneráveis do Estado.

“Nós temos aqui os colégios tecnológicos, nós temos aqui o antigo Cine que agora é o Emprega Brasil, então a gente têm possibilidade de fazer uma requalificação e recolocação do trabalhador no mercado de trabalho. Nós temos aqui também, a economia criativa, o arranjo produtivo local, temos o artesanato aqui conosco também, e umas das gerências importantes que nós temos de convênios e parcerias, porque a gente entende a situação que o Estado está hoje e a gente precisa buscar parcerias”, destacou.

Cerveja Goiana

Uma das primeiras ações na nova pasta é parceria com a Ambev (multinacional do setor de bebidas) para fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca. A empresa vai criará uma marca de cerveja goiana desenvolvida partir da fécula da mandioca. Nesse primeiro momento a empresa comprará a produção nas cidades de Cavalcante, Flores de Goiás e Posse, na Região Nordeste do Estado.

“Nosso foco é Cavalcante mesmo, depois a gente estende ele para Posse e Flores, Nesse primeiro ano são oitocentas pessoas envolvidas na produção e na logística do processo da mandioca. A expectativa é que em até cinco anos, no projeto conservador dos números que a Ambev nos passou, a gente chegue até duas mil e quinhentas famílias da agricultura familiar”, destacou o secretario.

César Moura afirmou ainda que essas famílias já estão sendo catalogadas e a intenção é levar insumos e assistência técnica para que elas possam aumentar a produtividade. O novo secretário ressaltou que “o mais importante desse programa é nós podermos procurar outras multinacionais, outras grandes empresas, como estivemos ontem na Adial (Associação Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás), e pedir para elas nós ajudarem a fomentar arranjos produtivos, porque a gente tem muitos arranjos produtivos rodando no Estado e não tem quem compra a produção deles”.

Sobre a reunião realizada na terça-feira (4), com a Associação Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e o Governador Ronaldo Caiado (DEM), Moura destaca que a Secretária da Retomada está buscando a recontratação das empresas da Adial.

“A gente vai fazer uma trabalho junto com o Emprega Brasil e os colégios tecnológicos que estão conosco pra nós qualificarmos e recolocarmos os trabalhadores nas vagas que Adial está nos disponibilizando”, declarou.