05 de julho de 2015. Data que entra para a história do futebol chileno. Nesse sábado a Seleção Chilena levantou o seu primeiro caneco ao vencer a Argentina nos pênaltis na final da Copa América e se sagrar campeão do torneio, que foi sediado no próprio chile. O Estádio Nacional de Santiago abriu 43 mil testemunhas do maior feito do futebol chileno até aqui, que enfim coroa a ótima geração de Alexis Sanchéz, Vidal, Valdívia, Bravo e companhia.
No tempo normal a partida ficou em um dramático 0 a 0, com ambas as seleções tendo ótimas chances e podendo sair vitóriosa. Porém, nas penalidades o time da casa se deu melhor. Para os hermanos erram Higuaín e Banega. Matías Fernandes, Vidal e Alexis Sanchéz, que bateu por último e de cavadinha, consagraram os chilenos comandados pelo excelente Jorge Sampaio, por ironia, um argentino.
A Argentina novamente amarga o vice-campeonato, depois de perder a Copa do Mundo no Brasil para a Alemanha. Em terceiro lugar, o bravo Peru, que venceu por 2 a 0 os paraguaios na disputam da terceira colocação.