O Cinemateca Sagres desta semana traz uma lista de produções que falam sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data é lembrada no dia 18 de maio e a campanha Maio Laranja também reforça a importância do combate a esse tipo de crime.

No dia 18 de maio de 1973 uma menina de 8 anos que morava em Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e assassinada e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data se tornou um marco, para que a população brasileira se manifeste contra esse tipo de violência.

Segundo o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no Brasil, 3 crianças são abusadas a cada hora. Entre as vítimas, 51% têm entre 1 e 5 anos de idade.

Confira:

Inacreditável – 2019

A primeira dica é uma serie que retrata a realidade de meninas e mulheres vítimas de abuso que são desacreditadas pela sociedade.

O drama policial é baseado em um caso real. A serie mostra, em 8 episódios, a história de uma jovem de 18 anos que contou para a polícia que foi vítima de violência e depois voltou atrás em sua versão.

Inacreditável aborda a questão da revitimização, que acontece quando as vítimas têm que repetir o relato do crime incontáveis vezes. O caso só foi solucionado quando passou a ser liderado por duas investigadoras que viam o ocorrido por outra ótica. Inacreditável está disponível na Netflix.

 Spotlight – Segredos Revelados – 2015

O segundo destaque de hoje é um filme que é vencedor de 2 estatuetas do Oscar em 2016, de melhor filme e melhor roteiro original.

Spotlight – Segredos Revelados conta a história de um grupo de jornalistas que investiga o abuso de crianças acobertados pela igreja. A produção é baseada em fatos reais e contém os depoimentos de vítimas e um extenso levantamento de informações sobre o caso.

Durante anos, líderes religiosos ocultaram crimes de abuso transferindo os responsáveis de região, ao invés de denunciarem. O filme está disponivel na Vivo Play.

Projeto Crescer Sem Violência

Nossa terceira dica de hoje é uma criação do Canal Futura, em parceria com Childhood Brasil e o Unicef Brasil. O projeto nasceu com o objetivo de abordar, de forma lúdica e didática, o tema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Até o momento, 3 séries educativas formam o projeto: Que abuso é esse? Que exploração é essa? e Que Corpo é esse? O Projeto Crescer Sem Violência está disponivel no canal do Youtube Childhood Brasil.

Um Olhar Do Paraíso – 2009

Nosso próximo destaque traz a história da jovem Susie Salmon que mora na Pensilvania, subúrbio da Filadélfia. A menina está voltando para casa quando é abordada por George, um vizinho que mora sozinho.

George convence a menina a entrar em um retiro que ele construído e lá coisas terríveis acontecem. Os pais de Susie, inicialmente se recusam a acreditar que algo ruim possa ter acontecido com a filha, mas precisam aceitar a situação quando seu gorro é encontrado em meio a um milharal, junto a destroços do retiro. Um Olhar Do Paraíso está disponível na   Netflix.

Confiar – 2010

Nossa última dica é o longa Confiar, que traz os perigos da internet na infância e adolescência. O longa conta a história de Annie, uma menina que vive a fase da adolescência cheia de curiosidades e vontade de ser de ser aceita.

A adolescente ganha um computador de presente dos pais e acaba inicia um relacionamento com um rapaz da sua idade que conheceu em um chat online. Sem que seus pais saibam, a relação avança, até que Annie aceita o convite para um encontro. A partir daí, a história que se desenrola retrata a vivência de muitas adolescentes. O filme Confiar está disponivel na Amazon Prime.

Confira mais do Cinemateca Sagres: