Durante as aulas, os arte-educadores ensinam a fazer equipamentos e instrumentos com materiais recicláveis (Foto: Divulgação)

O Circo Laheto está oferecendo aulas gratuitas de técnicas circenses em suas redes sociais. As videoaulas são disponibilizadas três vezes na semana, toda segunda, quarta e sexta-feira. Os primeiros vídeos já estão disponíveis no Facebook e Instagram do circo. O conteúdo continuará sendo publicado durante o período de quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o diretor do Circo Laheto, Maneco Maracá, a iniciativa tem como objetivo alcançar os alunos do projeto social Arte, Circo e Cidadania, que estão com as aulas suspensas devido a quarentena, mas a ação também é direcionada a toda a população que tenha interesse na arte circense. “Cerca de 130 crianças e adolescentes já fazem parte das atividades cotidianas do Circo Laheto e estão acompanhando as aulas de casa pela internet devido ao isolamento social. Todas as pessoas que gostarem da arte circense e tenham interesse em aprender, estão convidadas a acessar as redes sociais do Circo e assistir gratuitamente como os demais alunos”, afirmou Maneco.

Durante as aulas, os arte-educadores ensinam a fazer equipamentos e instrumentos com materiais recicláveis e exercícios físicos. 

Segundo a coordenadora pedagógica do Circo Laheto, Seluta Rodrigues, as aulas são indicadas para todas as idades, porém é adequado que crianças até os 10 anos de idade sejam acompanhadas, ao realizar as atividades propostas, por um adulto. “A equipe do circo teve o cuidado de elaborar aulas com técnicas simples que podem ser realizadas em casa, a aula de malabares, por exemplo, é ensinada do início pelo educador desde fazer as bolinhas até as primeiras técnicas”, explicou.

Seluta Rodrigues ressaltou que as aulas ajudam a desenvolver a coordenação motora e a memória. “É muito importante nesta época de isolamento social, lembrar de praticar exercícios e realizar atividades físicas e motoras para que possamos manter o corpo e a mente em pleno funcionamento”, ressaltou a coordenadora pedagógica.

Todas as atividades propostas pelo circo foram pensadas para ambientes pequenos e fechados e serem realizadas dentro de casa. Entre os ensinamentos dados nas videoaulas estão acrobacias, malabares, atividades recreativas como perna de pau e de lata e aulas de música.

*Palloma Rabêllo é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a PUC-GO sob supervisão do jornalista Johann Germano.