(Foto: Reprodução)

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, que disputou as eleições de 2018 para presidente, fez uma análise política e econômica do país, durante entrevista à Sagres 730, nesta sexta-feira (26). Ouça a entrevista na íntegra:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/656766542&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Reforma da Previdência

Em agosto, a Reforma da Previdência será votada em segundo turno no plenário da Câmara dos Deputados. O ex-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, fez sua avaliação sobre a proposta .

Para ele, o país precisa colocar o assunto em debate, mas que a proposta de Jair Bolsonaro é “injusta”, tecnicamente “ruim” e “sacrifica os mais pobres”. “Não desconhecemos a necessidade de debater uma nova fórmula para o financiamento da previdência, mas somos contra essa proposta, porque ela mantém estruturas erradas e mantém o sistema antigo de repartição”, avaliou.

Ciro Gomes destacou que a proposta vai contra a ideologia do partido, que é trabalhista e parlamentares que votaram a favor, terão que prestar devidos esclarecimentos. “Quem votou, sendo nós de um partido trabalhista, em um tipo de perversidade dessa, está no partido errado”, pontuou. “Nós vamos determinar a suspensão dos direitos partidários de todos que votaram contra nossa orientação, o diretório nacional vai determinar quais serão as providências finais depois que eles tiverem sua ampla defesa garantida”, completou.

Crise Econômica

A herança do governo Dilma é uma “tragédia” socioeconômica, afirmou Ciro Gomes. “A Dilma produziu uma depressão econômica e ainda estamos sob seus efeitos, mas Bolsonaro é responsável por corrigi-la, infelizmente, Bolsonaro está agravando o problema”, criticou.

Mas para o ex-candidato, o dever o presidente da República é governar e resolver o problema e disse que Bolsonaro é “despreparado” o que isso está agravando o problema brasileiro . “Tem parar de ficar se queixando e ficar colocando a culpa nos outros”, afirmou. “O povo elegeu o Bolsonaro, na esperança que ele cumpra, promessas mentirosas e simplificadoras”.

Hackers x Moro

Ciro Gomes falou sobre a divulgação de mensagens do The Intercept, entre Moro e Dallagnol. “Sérgio Moro se comportou como um chefe da acusação e não como um juiz severo”, afirmou Ciro Gomes, durante entrevista à Sagres 730. Para ele, o teor das conversas, demonstram “irresponsabilidade” e “indícios de crime”.

Ciro Gomes questionou também o comportamento do ministro, após dizer que as mensagens capturadas pelo grupo de hackers serão destruídas. A notícia divulgada nesta quinta-feira (25), pela Folha de São Paulo. “A única pessoa que pode mandar destruir uma prova é um juiz” afirmou. “Isso é crime e prova que Sérgio Moro está se tornando um canalha”. 

Desafios da Recuperação Fiscal

Goiás é um dos estados que busca ingressar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O vice-presidente do PDT, não acredita que essa seja a melhor saída para o Estado. “É negativo [o ingresso do Estado no RRF], por que o desenho que o Governo Federal é muito amargo por um lado e não resolve o problema”, afirmou. Para ele, é possível resolver os problemas fiscais de outra forma.

Eleição 2018 x Eleição 2022

Ciro Gomes avaliou a derrota para Jair Bolsonaro na eleição 2018. “A facada que vitimou Bolsonaro o deixou praticamente sozinho na mídia, como vítima de uma violência sem explicação”, disse. “Porém, na eleição passada havia um antipetismo muito violento que não estava vendo direito, nós políticos todos, ninguém acreditava que ele [Jair Bolsonaro] fosse ganhar a eleição” completou.

De acordo com Ciro, Bolsonaro interpretou esse “sentimento antipetista”, enquanto ele era considerado um homem preparado, mas que não tinha uma atitude mais dura contra o PT.

Sobre as próximas eleições, Ciro Gomes disse que se preparou para servir o Brasil. “Tenho pena de não ter tido a oportunidade, porque eu me preparei a vida inteira para servir ao Brasil e ainda sonho no dia que vou servir esse país”, revelou.

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsagres730%2Fvideos%2F2231921923572930%2F&show_text=1&width=560″ width=”560″ height=”514″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allow=”encrypted-media” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}