BRASÍLIA (Reuters) – O zagueiro colombiano de 38 anos Mario Yepes foi especialmente elogiado pelo técnico José Pekerman após ajudar a seleção da Colômbia a segurar o placar durante a vitória em 2 x 1 sobre a Costa do Marfim nesta quinta-feira.

“Ele estava jogando contra a elite da Europa: Gervinho, Wilfried Bony, Salomon Kalou, todos de físico forte e ótima técnica. Yepes tem uma ótima mentalidade. Ele tem se mostrado forte e é um ponto de referência para seus companheiros de equipe, foi um desempenho de alto nível”, destacou o treinador argentino após a partida.

Pekerman também mostrou entusiasmo com a atuação do meia James Rodriguez, autor do primeiro gol colombiano com um cabeceio único.

“Ele atingiu um dos patamares mais altos entre jogadores com suas características”, disse o técnico a jornalistas. “Ele está maduro, tem comprometimento, pode finalizar, tem visão, pode chutar e hoje marcou com uma cabeçada que vem somar ainda mais recursos às suas qualidades técnicas”, avaliou.

A Colômbia, que joga sua primeira Copa desde 1998, lidera o Grupo C com seis pontos após vencer suas duas partidas iniciais no Mundial de forma inédita, embora ainda não tenham garantido ainda uma vaga nas oitavas da final.

“Tivemos duas vitórias com jogadores que participam de uma Copa do Mundo pela primeira vez, o que é muito positivo para nós, mas não podemos nos precipitar”, disse Pekerman. “Após muitos anos de frustração, demos alegria ao público que têm uma grande paixão por futebol. Estava sendo muito doloroso ter ficado de fora deste evento.”