Assim que a bola parou de rolar no Estádio Cidade da Educação em Doha, no Catar, as atenções se voltaram automaticamente para Al-Wakrah onde Gana e Uruguai se enfrentavam no Estádio Al Janoub. Com a vitória por 2 a 1 de virada sobre Portugal decretada, restava à Coreia do Sul, ainda dentro do campo, acompanhar pela internet os minutos finais de outro confronto do Grupo H.

Com o triunfo, os coreanos chegaram a quatro pontos e a vice-liderança da chave por conta dos gols marcados no Mundial -quatro contra dois do Uruguai- e as duas seleções empatadas no saldo de gols zerado. Sem poder aumentar o seu saldo porque a partida já havia sido encerrada, os jogadores se reuniram ainda dentro de campo para acompanharem pelos celulares os oito minutos de acréscimo do outro jogo.

O 2 a 0 dos sul-americanos eram suficientes e a torcida era para que eles não balançassem mais as redes contra os africanos. Foram os oito minutos mais longos da carreira de Son e companhia.

Enquanto do lado de lá Luis Suárez -já substituído- chorava no banco de reservas, do lado de cá a apreensão deu lugar à comemoração. Na Cidade da Educação as lágrimas também escorreram, mas de felicidade por verem a Coreia do Sul voltar às oitavas de final da Copa do Mundo após 12 anos.

Mas quem vê o resultado final não imagina que os uruguaios sorriram primeiro. Com dois gols de Arrascaeta -que só foi titular na terceira rodada da Copa do Mundo-, a seleção sul-americana parecia garantir sua vaga na próxima fase já que a Coreia iniciou perdendo e o empate que saiu ainda no primeiro tempo não era suficiente para o time asiático. Até que o gol de Hwang Heechan, aos 46 minutos do segundo tempo, transformou a apreensão em felicidade.

Seleção Brasileira pela frente

A vitória e a classificação colocam a Coreia do Sul no caminho do Brasil. Se a Seleção Brasileira confirmar o primeiro lugar do Grupo G nesta sexta-feira (2) contra Camarões, as duas equipes se enfrentam na próxima segunda-feira (5), às 16h, pelas oitavas de final.

O confronto colocará frente a frente dois grandes amigos e parceiros de clube: o atacante Richarlison e o meia Son, ambos do Tottenham.