Tite acertou na escalação

Na minha opinião o técnico Tite acertou na escalação inicial do Brasil. Sem Danilo e Neymar lesionados, ele escolheu como substitutos Éder Militão e Fred. Eu também faria a mesma coisa.

Só que na prática não funcionou. O time brasileiro foi lento. Aceitou a marcação da Suíça. O Brasil forçou o jogo pelo lado esquerdo. Vini Jr ganhou as primeiras jogadas individuais, depois se intimidou com 3 faltas recebidas em sequência.

Foi do esquecido lado direito que saiu a primeira real oportunidade de gol. Raphinha cruzou para Vini Jr finalizar no canto para a defesa do goleiro Sommer. Depois o próprio Raphinha arriscou de fora da área para outra defesa do goleiro suíço. E foi só!

Leia também – Sem Neymar, Casemiro tira Seleção do sufoco e faz o gol da vitória sobre a Suíça

Fred entrou na vaga de Neymar e Lucas Paquetá jogou mais adiantado (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Principais números do primeiro tempo

O Brasil teve 54% da posse contra 46% para a Suíça. Foram 6 finalizações brasileiras sendo duas 2 na direção do gol. A suíça finalizou uma vez para fora. O Brasil teve 4 escanteios a favor e 2 contra. O Brasil fez 4 faltas e a Suíça o dobro 8.

Segundo tempo com outro esquema

No intervalo do jogo Tite mexeu na equipe e no esquema de jogo. O atacante Rodrygo entrou no lugar do meia Lucas Paquetá. O garoto entrou bem. Mesmo assim, a seleção brasileirasofreu com a marcação forte da suíça.

Finalmente aos 38’ Vini Jr tabelou com Rodrygo que fez assistência para Casemiro fazer um golaço. Um gol com um toque especial do Real Madrid, onde os 3 jogaram juntos até o ano passado.

Números do segundo tempo

O Brasil manteve o índice de 54% de posse de bola contra 46% da suíça. Foram 7 finalizações brasileiras, sendo 3 na direção do gol. A suíça fez 5 finalizações, nenhuma na direção do gol. Foram 4 escanteios contra 1. O Brasil fez 6 faltas contra 9 da Suíça.

Foi difícil. A vitória foi suada. O Brasil está classificado para as oitavas de final.  A seleção sentiu a falta do Neymar, principalmente no primeiro tempo. Paquetá e Fred tiveram dificuldades na armação do meio campo. Tite vai ter que repensar no substituto do Neymar.O Brasil vai ter que melhorar para conquistar o hexacampeonato!

Neymar fez falta! O aproveitamento do Brasil com e sem ele em campo:

Com Neymar em campo o aproveitamento do Brasil é de 83,97%, com 41 vitórias, 8 empates e 3 derrotas. Sem ele, o índice cai para 76% com 17 vitórias, 6 empates e 2 derrotas.

Neymar sem título na era Tite

No único título conquistado na era Tite, a Copa América de 2019, sobre a seleção peruana no Maracanã, Neymar estava fora devido uma lesão no tornozelo. Com Neymar em campo o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, nas quartas de final pela Bélgica e perdeu a copa América de 2021, no Maracanã para a Argentina.  Neymar só ganhou o superclássico das Américas em 2018, da Argentina, em jogo realizado na Arábia Saudita.

Neymar em Copas do mundo

Neymar tem 11 partidas em copas do mundo (2014,2018 e 2022) com 7 vitórias, 3 empates e uma derrota. Marcou 6 gols e deu 3 assistências.

No geral, Neymar atuou em 121 jogos pela seleção com 75 gols assinalados. Está a 2 gols de alcançar a marca do Rei Pelé, que marcou 77 gols em 91 partidas, segundo dados da FIFA.