Cleomar Rizzo Filho tomou posse para mais um biênio à frente do cargo de defensor público geral do estado, em solenidade realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Durante o evento, ele ressaltou a importância da instituição na promoção da justiça, cobrou autonomia da defensoria e projeta preencher quadro do órgão com concursados.
“A defensoria é um órgão com previsão constitucional, e o nosso trabalho é facilitar a vida do cidadão que precisa do acesso à justiça. A primeira gestão nós tentamos implentar algumas ações para consolidar a defensoria. Logicamente que não conseguimos fazer tudo que planejávamos. Esse segundo mandado servirá para fazer o restante dessas ações”, comenta.
Para consolidar o órgão de vez, Cleomar Rizzo Filho espera nomear e dar posse a todos os concursados já aprovados. “Ano passado conseguimos dar posse para o primeiro certame de aprovados em concurso e agora vamos prosseguir para nomear também o segundo certame. Acredito que assim atingiremos o número esperado para o quadro da defensoria”.
O quadro hoje em dia é composto por 60 defensores, número insuficiente para o tamanho da população de Goiás, de acordo com Cleomar Filho. Por isso, o procurador geral ressalta que já está em andamento um projeto de lei para a ampliação do número de defensores públicos para 380 defensores, para que o interior possa contar também com os serviços oferecidos.
*com informações de Mirelle Irene
Ouça a reportagem:
{mp3}stories/2015/abril/MIRELLE_IRENE_-_DEFENSOR{/mp3}