Foto: Divulgação

Um material que, comumente, é jogado no lixo, pode ajudar a aliviar a conta de energia no final do mês. Uma ação da Enel Distribuição Goiás, a Campanha Latinhas Ecoenel, que teve início nesta segunda-feira (1º), promove a troca de latinhas de alumínio por desconto na fatura. 

O quilo do alumínio estará 30% mais alto, proporcionando descontos ainda maiores na conta de energia. As trocas podem ser realizadas em postos de coleta do Ecoenel nos municípios de Goiânia, Posse e Palmeiras de Goiás. Para participar, é precis estar cadastrado no programa Ecoenel, que troca resíduos recicláveis por desconto na fatura de energia, e ainda contribui para a preservação ambiental, garantindo a destinação correta de materiais recicláveis como papel, plástico e metal.  

Somente em 2018, o Ecoenel coletou 364 toneladas de recicláveis no Estado de Goiás, resultado equivalente a uma economia de 189 MWh de energia ao mês, bastante para abastecer cerca de 11 mil residências no período. Neste período, a Enel Distribuição Goiás concedeu mais de R$ 62 mil em bônus nas contas de energia elétrica de 2.786 consumidores, além de ter inaugurado 11 postos de coleta em todo o Estado. 

Durante todo o período da Campanha Latinhas Ecoenel, os clientes podem ir acumulando as trocas de resíduos e se alcançarem 20 quilos de materiais recicláveis – exceto vidro – ganharão uma bolsa térmica. A troca pelo brinde será realizada entre os dias 10 e 28 de junho, nos pontos de coleta participantes. 

Além de gerar bônus na conta de energia, o Ecoenel contribui com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa coloca em prática uma iniciativa capaz de colaborar com a preservação do meio ambiente. Um dos ODSs impulsionados é o de número 13, que consiste na promoção de ações contra a mudança global do clima. 

Como participar

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Para se cadastrar, basta ir a um ecoponto com a conta de energia e definir o número da unidade consumidora que receberá os bônus. Em seguida, o cliente recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa. Depois disso, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. 

Os clientes podem acompanhar o impacto ambiental positivo do programa por meio do aplicativo Ecoenel – disponível nas plataformas Android e IOS -, que permite visualizar o histórico de coletas, os valores dos bônus, os ecopontos mais próximos e a tabela de preços dos resíduos recebidos em cada posto de coleta. 

Dentro da lógica da bonificação na conta de energia elétrica, os clientes também podem doar seus bônus para qualquer outra unidade consumidora, seja de pessoa física, empresa, instituição ou projetos sociais. Basta informar no momento do cadastro o número da unidade consumidora para a qual os bônus serão destinados.