A ex-primeira-ministra britânica MargaretThatcher morreu, nesta segunda-feira (8), aos 87 anos. Segundo seu porta-voz, a “dama de ferro”, como era conhecida, sofreu um derrame.

Thatcher foi a primeira e até agora única mulher a ser primeira ministra no Reino Unido. Ela liderou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19.

A política se retirou da vida pública em 2002, quando já apresentava lapsos de memória e sinais de demência. Nos últimos dez anos, Thatcher sofreu vários derrames e foi hospitalizada por diversas vezes.

Margaret foi homenageada recentemente com o filme: a dama de ferro, interpretado por Meryl Streep e que conta a comovente história de uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. A história diz respeito ao preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa. O foco principal do filme é o cenário da Guerra das Malvinas , em 1892, quando a Inglaterra declara guerra a Argentina.