Na eleição do Clube dos 13, o candidato da CBF, Kleber Leite, tinha o apoio de Ricardo Teixeira para criar uma liga, caso vencesse a eleição. Como perdeu, o presidente da CBF recuou. Mas agora o tema está de volta. O presidente do Corinthians, Andrés Sanches é um dos líderes do movimento.
Segundo o jornal esportivo Lance, a CBF já estuda a possibilidade de criar um torneio paralelo ao Campeonato Brasileiro. Desta forma evitaria pendências judiciais com os demais clubes, que por ventura, não participassem da nova competição.
É intenção de Ricardo Teixeira ‘terceirizar’ a organização das competições entre clubes no Brasil. O dirigente quer ficar responsável apenas pela seleção brasileira. Desta forma poderia dedicar-se mais a organização da Copa do Mundo e também a sua pretensa candidatura a presidência da FIFA.
Participantes
Os rebeldes do Clube dos 13 estariam todos garantidos nessa suposta competição. São eles: Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Coritiba, Goiás, Sport, Bahia e Vitória. Atlético (PR) e Internacional já teriam acenado que participariam também. Restariam apenas Atlético (MG) e São Paulo, para fechar um pacote de 18 participantes.
Guarani e Portuguesa, membros leais do Clube dos 13, acabariam perdendo espaço na nova formatação. E times como Avaí, Figueirense, Atlético Goianiense e América Mineiro, que hoje estão na primeira divisão, também ficariam fora.