O calendário do IPTU 2023 em Goiânia começa a valer a partir deste mês de abril. O prazo para pagamento da primeira parcela ou da parcela única com desconto vai até o dia 20.

Com a atualização do Código Tributário do Município (CTM), em dezembro de 2022, o IPTU do goianiense passou a ser corrigido somente pela inflação. A medida é válida até 2025.

Segundo a prefeitura, a partir da próxima semana, os contribuintes começam a receber a carta com a notificação do imposto e boletos. Também deve ficar disponível o acesso ao site para consulta e pagamento via cartões de crédito e débito.

O contribuinte poderá pagar à vista, no crédito, obtendo os 10% de desconto ou também no débito. Quem for parcelar no cartão de crédito, poderá dividir em até 12 vezes, com juros a depender da operadora, desde que tenha o limite suficiente.

Para 2023, a prefeitura informou que o índice inflacionário será de 5,90%, compreendendo o período de dezembro de 2021 a novembro de 2022.

A Secretaria Municipal de Finanças apresentará na segunda-feira detalhes relativos à consulta do tributo, ao atendimento do cidadão para 2023. Assim como a possibilidade de tirar dúvidas, contar com ajuda para a retirada dos boletos e pagamentos, e até consultar com mais facilidade os dados sobre o tributo.

Também haverá detalhes sobre a mudança do pagamento do tributo para o mês de abril, informações sobre os imóveis da capital, a composição do IPTU 2023, formas de pagamento, cronograma e prazos.

Calendário de pagamento

1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de abril
2ª parcela: vencimento em 22 de maio
3ª parcela: vencimento em 20 de junho
4ª parcela: vencimento em 20 de julho
5ª parcela: vencimento em 21 de agosto
6ª parcela: vencimento em 20 de setembro
7ª parcela: vencimento em 20 de outubro
8ª parcela: vencimento em 20 de novembro
9ª parcela: vencimento em 20 de dezembro