SOBRESTADO

A Secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, se reuniu ontem com deputados estaduais da base e da oposição, lá na Assembleia. No encontro ficou decidido que projeto que modifica a composição do Coindice sai da pauta, passará por modificações e só será votado no semestre que vem. Na proposta original enviada pela Sefaz a Assembleia, a estrutura de Conselho do Coíndice é extinta, retirando a participação de deputados e prefeitos da sua composição.

VOZ

Com o novo acordo, emenda garantirá a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Casa o poder de homologar a tabela provisória do Índice de Participação dos Municípios elaborada pela Secretaria da Fazenda. “A gente vai fortalecer a discussão aqui dentro na Assembleia. Na verdade o Conselho é a Assembleia”, garantiu a secretária Ana Carla em entrevista coletiva após a reunião, lembrando que os deputados são representantes dos municípios.

MUNICÍPIOS

Ana Carla Abrão também garantiu que a interlocução direta com as Prefeituras está garantida. “Todas as prefeituras terão acesso e essas informações no Portal de Transparência, terão acesso a base de dados, a forma como fizemos as contas”, assegurou. Segundo ela, a AGM e a FGM, entidades municipalistas, deram contribuições importantes ao projeto.

PACOTE

De olho ou não em melhorar a relação com professores da rede estadual, o governo tem aprovado na Assembleia pacote de matérias para a área. Em primeira votação, o Plano Estadual de Educação já foi aprovado, bem como o novo valor do piso salarial.  Já em votação definitiva, foi aprovada também matéria que prevê a concessão de bônus de incentivo aos profissionais da educação, que terá como valor de referência a valor de até R$ 2.000,00 para o profissional em regime de 40 horas, sendo proporcional  em relação as demais cargas horárias.

AFINANDO

A bancada estadual de deputados tucanos tem reunião hoje com o presidente estadual do PSDB, Afrêni Gonçalves. Ontem, os seis deputados federais do partido se reuniram com o presidente, que dias atrás também participou de reunião com vereadores. Afrêni busca afinar o partido – leia-se aparar arestas – e prepara-lo para estar com força total nas eleições.

MULHERES

A Secretaria de Desenvolvimento Social Lêda Borges e a vereadora Cristina Lopes foram confirmadas  nesta semana para os comandos do PSDB Mulher Estadual e Metropolitano, respectivamente.

RETOMADA

Após um período relativamente mais dedicado ao cenário político nacional, o senador Ronaldo Caiado (DEM), já teria novamente voltado os olhos para a movimentação aqui em Goiás. O líder da bancada do PMDB, José Nelto, disse que uma nova reunião entre o senador e membros do partido está sendo agendada, possivelmente para a próxima semana. Em pauta: as eleições do ano que vem.