Nesta terça-feira (24), o Colégio da Polícia Militar de Goiás Sargento Nader Alves dos Santos, localizado em Aparecida de Goiânia/GO, conquistou o 3º lugar no Prêmio de Educação Fiscal da FEBRAFITE. A premiação ocorreu na Embaixada de Portugal, em Brasília/DF. Na solenidade, representou o CPMG Sargento Nader Alves dos Santos, o Comandante de Ensino da PM/GO, coronel Júlio César Motta Fernandes.
O projeto conta com aulas e palestras mostrando como é a forma de arrecadação de tributos. As alíquotas que são impostas para cada produto ou serviço também são explicadas passo a passo. A iniciativa conta também com o ensinamento de também as formas que o cidadão tem de pagar e fiscalizar os impostos de forma honesta.
O coronel Motta explicou como este projeto pode ser aproveitado no dia-a-dia: “Esse projeto ensina como se emprega os tributos. Auxilia também na forma que o cidadão tem de acompanhar e exigir dos governantes os empregos dos tributos. Então isso dá ao jovem a possibilidade de, inclusive, entender esta visão para suas famílias para que esta consciência caminhe como uma corrente de elos fortes”, explica.
Foi a primeira vez que uma escola goiana ganhou um prêmio deste nível na área de educação fiscal. O estado já alcançou grandes resultados e chegou a Olimpíadas Internacionais nas áreas de física e matemática.
“O projeto dá, na realidade, uma possibilidade de que todos saibam exatamente como são e pra onde vão os seus tributos. Assim os jovens entendem que quando alguém sonega, ele está roubando o acesso e a chance da redução da desigualdade. Está desviando também da saúde, educação e segurança”, afirma o coronel Motta.
Durante a atual gestão do Governo de Goiás, vários colégios militares estão sendo implantados em todo o estado. Ao todo, 27 unidades já estão funcionando. Segundo o Comandante de Ensino da PM/GO, coronel Júlio César Motta Fernandes, mais 11 projetos estão em processo de execução.
“Aproveito o grande alcance da Rádio 730 para parabenizar os profissionais da educação que dão suas vidas para que jovens tenham igualdade de oportunidade”, afirma.