Segundo estimativas do IBGE de 2010, o município de Aparecida de Goiânia possui mais de 450 mil habitantes. Em razão desta grande concentração de pessoas, a quantidade de lixo produzido todo ano é de aproximadamente 29,5 mil toneladas. Os dados são da coordenação de Aterro Sanitário do município, que no ano de 2011 registrou que o Aterro Sanitário recebeu cerca de 98,5 mil quilogramas de resíduos sólidos, apenas de origem domiciliar, o que corresponde a uma média de 0.564 kg por habitante/dia. Com base nesses dados, referentes apenas à coleta domiciliar, calcula-se que 30% desses resíduos gerados diariamente podem ser reaproveitados.
Diante disso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano está implantando no município o Programa de Coleta Seletiva com duas vertentes: a coleta seletiva residencial e a empresarial. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo que vai para o Aterro Sanitário, aumentar a sua vida útil e minimizar os impactos ambientais gerados pelo mau gerenciamento dos resíduos. Além disso, agregar valor e renda nesses materiais que serão doados para Cooperativa de Catadores de Aparecida (Coocap) ou outras cooperativas do município é uma forma de promover o desenvolvimento sustentável na cidade.
O serviço de coleta seletiva começou a funcionar no início de setembro deste ano, inicialmente em quatro bairros: Vila Brasília, Bairro Santo Antônio, Jardim das Esmeraldas e Vila Sul. “Esta está sendo uma fase de testes. Nosso objetivo é fazer um trabalho de conscientização com a população desses bairros sobre a importância de separar e reaproveitar nosso lixo. Depois estenderemos a coleta aos demais bairros do município”, explicou a coordenadora da Coleta Seletiva em Aparecida de Goiânia, Márcia Nayane. Considerando dados do IBGE a população atingida inicialmente nesta primeira etapa é de 21.056 habitantes. Com isso, estima-se que a média de resíduos recicláveis na área de abrangência dos quatro bairros seja de aproximadamente 3.754,07 kg/dia.
De acordo com Márcia, a tarefa de mudar os hábitos da população é fácil. “Todos estão acostumados a misturar lixo orgânico com o reciclável, por isso essa fase de teste é muito importante. É preciso implantar a coleta aos poucos, mas estamos otimistas”, contou. A coleta será realizada nas segundas e terças, nos turnos matutino e vespertino, no setor Vila Brasília e passará pelas principais vias do bairro. Nas terças-feiras o serviço passará pelos bairros Santo Antônio, Jardim das Esmeraldas e Vila Sul. “Conforme a participação da população inserida no programa a coleta poderá se estender para mais dias”, destacou Márcia Nayane.
Enquanto a coleta não se estende à toda a cidade, os moradores dos setores Vila Brasília, bairro Santo Antônio, Jardim das Esmeraldas e Vila Sul já podem fazer sua parte e ficar atentos à passagem do caminhão da Coleta Seletiva em suas avenidas principais. A divulgação sobre os dias e rotas do caminhão em cada local também já está sendo feita nos quatro bairros.
Já a coleta empresarial está acontecendo em parceria com as pequenas e grandes empresas do município, visando atender os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre o inciso “VII – a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos” além de incentivar a doação de materiais recicláveis para a cooperativa. As empresas que estão participando deste programa são cadastradas e certificadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
A segunda etapa do Programa de Coleta Seletiva vai ser lançada no mês de novembro com data ainda a ser definida pela secretaria de Desenvolvimento Urbano, porém já foram selecionados os bairros contemplados com a segunda etapa do programa sendo: Vila São Tomas, Setor dos Afonsos, Jardim Maria Inês, Setor Araguaia, Centro, Jardim Belo Horizonte, Águas Claras, Bairro Vera Cruz, Residencial Brasicon, Jardim Iracema, Jardim Rosa do Sul, Vila São Manoel e Parque Rio das Pedras.
Da Secom de Aparecida de Goiânia.