A Colômbia conquistou sua segunda vitória na Copa do Mundo. Após o triunfo diante da Grécia na primeira rodada, a seleção colombiana venceu a Costa do Marfim por 2 a 1, nesta quinta-feira (19), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os gols colombianos foram marcados por James Rodriguez e Quintero, enquanto que Gervinho descontou para os africanos.
Com esse resultado, a Colômbia chegou aos seis pontos e estará classificada antecipadamente se o Japão não vencer a Grécia. Na última rodada da primeira fase, a Colômbia encara o Japão, na próxima terça-feira (24), na Arena Pantanal, em Cuiabá. No mesmo dia e horário, a Costa do Marfim tem o confronto diante da Grécia, no estádio Castelão, em Fortaleza.
Equilíbrio
A primeira oportunidade do jogo foi da Colômbia aos cinco minutos. O time sul-americano fez boa troca de passes até que a bola chegou ao atacante Gutiérrez, que chutou pra fora. Com 12 minutos, Yaya Touré cobrou falta para dentro da área e o goleiro Ospina conseguiu afastar o perigo.
As duas equipes tocavam a bola e tentavam achar o melhor espaço para atacar. Aos 24 minutos, Tioté avançou livre pelo meio e chutou forte pela linha de fundo. Três minutos depois, a seleção colombiana teve a melhor chance do jogo. James Rodriguez fez grande jogada pela ponta esquerda, cruzou para Gutiérrez que, livre dentro da área, pegou mal e a bola foi pela linha de fundo.
Aos 31 minutos, Aurier fez jogada individual e chutou rasteiro, mas o goleiro Ospina estava ligado no lance e praticou a defesa. No final da primeira etapa, a seleção africana ainda pressionou em busca do primeiro gol da partida, mas a zaga colombiana conseguiu aliviar e as seleções foram para o intervalo com o placar zerado.
Vitória sul-americana
A seleção da Costa do Marfim teve a chance de abrir o placar aos sete minutos do segundo tempo. Yaya Touré cobrou falta e a bola passou ao lado do gol colombiano. Três minutos depois, após grande passe de Yaya Touré, Bony tentou fazer um malabarismo dentro da área e perdeu grande chance de balançar as redes.
Depois da pressão africana, a seleção colombiana passou a ter o domínio do jogo. Aos 13 minutos, Cuadrado recebeu passe na ponta direita, driblou o marcador e chutou na trave do goleiro Barry. Após a pressão, a Colômbia chegou ao primeiro gol da partida. Depois da cobrança de escanteio, James Rodriguez cabeceou para o fundo das redes e colocou os colombianos em vantagem na partida.
Com o placar adverso, a seleção da Costa do Marfim se abriu e disponibilizou o contra ataque. Em uma falha da zaga africana, a Colômbia chegou ao segundo gol aos 24 minutos com Quintero, que saiu na cara do gol e bateu na saída do goleiro para ampliar o placar para os colombianos.
Quando parecia que o placar estava resolvido, a Costa do Marfim marcou um gol e colocou fogo na partida. Aos 27 minutos, Gervinho fez grande jogada pela ponta esquerda, driblou três marcadores e chutou forte sem chances para o goleiro Ospina. Mesmo com esse gol, os colombianos se fecharam e conseguiram segurar o resultado até o fim da partida.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 2X1 COSTA DO MARFIM
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 19 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Zokora e Tioté (Costa do Marfim)
Gols: James Rodriguez e Quintero (Colômbia); Gervinho (Costa do Marfim)
COLÔMBIA: Ospina; Zuniga, Zapata, Yepes e Armero (Arias); Sánchez, Aguilar (Mejia), James Rodriguez e Cuadrado; Ibarbo (Juan Quintero) e Teófilo Gutiérrez
Técnico: José Pékerman
COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Tioté, Serey Die (Bolly) e Yaya Touré; Gervinho, Gradel (Kalou) e Bony (Drogba).
Técnico: Sabri Lamouchi