Encerrada a Série B do Campeonato Brasileiro 2020 e a última vaga na faixa do acesso foi ocupada pelo Juventude. Chapecoense, América Mineiro e Cuiabá foram as outras equipes que conquistaram um lugar na elite do futebol nacional em 2021.

Na última rodada a Chapecoense levou a melhor na disputa direta com o América Mineiro e levantou a taça da competição. A equipe catarinense venceu o Confiança e graças a um gol aos 51 minutos da etapa final, levou a melhor diante do América devido ao saldo de gols.

O Juventude que é comandado pelo técnico Pintado venceu o Guarani, em Campinas-SP pelo placar de 1×0 – gol do meia Renato Cajá ex-Goiás. Resultado suficiente para deixar Avaí e CSA que eram os concorrentes diretos nesta noite de sexta-feira.

O time da Caxias do Sul conta com o atacante Matheuzinho, que foi destaque do Atlético em 2019 no Campeonato Goiano e que ajudou a equipe rubro negra na campanha do acesso para Série A. No ano passado começou muito bem o Goianão, mas no Campeonato Brasileiro não teve espaço no time titular do Dragão dirigido por Vagner Mancini.

Vários jogadores que já defenderam o Vila Nova Futebol Clube ajudaram o Juventude na conquista do objetivo na Série B. Goleiro Luís Carlos, lateral direito Luís Ricardo, lateral esquerdo Helder e os atacantes Capixaba e Rafael Silva.

Outro jogador também com passagem pelo futebol goiano é o centroavante Rafael Grampola que já atuou pelo Anápolis.