As seleções europeias não tem tido facilidades para jogar no horário das 13h, seja no Nordeste ou no Sul. Na capital federal, não parece ser diferente e isso é mais um obstáculo que os favoritos franceses vão encontrar pelo caminho. Nesta segunda-feira, a França encara a Nigéria, às 13h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, que deve estar fervendo, próximo aos 30 °C.
Esse fator climático, no entanto, está longe de ser um “monstro”, segundo os pensamentos do técnico Didier Deschamps. O treinador não escondeu a preocupação com o desgaste e a possibilidade dos nigerianos se ambientarem com mais facilidade, mas destacou que o time está bem condicionado e que espera resolver a parada no tempo normal, sem a necessidade do prolongamento.
O time francês mostrou um ataque poderoso nos dois primeiros jogos, marcando oito gols, mas depois desandou e ficou no 0 a 0 contra o Equador. Agora, Benzema, destaque maior do time francês, quer recuperar o tempo perdido e voltar a artilharia do torneio, já que tem três gols e está a dois de James Rodriguez. Deschamps só tem um problema pra escalar o time: o zagueiro Sakho segue reclamando de dores musculares e deve dar lugar a Koscielny.
No time nigeriano, o pensamento positivo é tanto que os jogadores já pensam no duelo de quartas de final, contra Alemanha ou Argélia. A confiança vem do bom desempenho diante da Argentina, onde os nigerianos deram um calor em Messi e companhia. O técnico Stephen Keshi só tem problema para montar o time: Babatunde, atacante veloz e habilidoso, está lesionado e não joga mais a Copa, e dessa forma, Moses deve voltar ao time titular.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA x NIGÉRIA
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 30 de junho de 2014 (segunda-feira)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Mark W. Geiger (Estados Unidos)
Auxiliares: Mark Sean Hurd (Estados Unidos) e Joe Fletcher (Canadá)
FRANÇA: Lloris; Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Matuidi, Pogba, Cabaye e Valbuena; Griezmann e Benzema.
Técnico: Didier Deschamps
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Oshaniwa, Yobo e Omeruo; Obi Mikel, Onazi e Odemwingie; Moses, Musa e Emenike.
Técnico: Stephen Keshi