Era pra ser um amistoso preparatório, o primeiro da era Dunga, mas de amistoso o duelo entre Brasil e Colômbia não teve nada. Com muita tensão, entradas violentas e até expulsão, a reedição de uma das quartas de final da Copa do Mundo foi brigado, mordido e decidido na bola parada do melhor jogador brasileiro: Neymar. Com uma cobrança perfeita do novo capitão, o Brasil venceu por 1 a 0 e largou bem na nova era Dunga.
O Jogo
Desde o início, a partia já demonstrava o nível de tensão, quando logo com um minuto, David Luiz chegou “chegando” pra cima de Cuadrado. Curiosamento, foi o próprio Cuadrado que levou o primeiro dos quatro cartões amarelos colombianos no primeiro tempo, logo com 11min. De bola mesmo, muito pouco foi mostrado, um pouco pelo desentrosamento brasileiro, outro tanto pela forte marcação das equipes.
A primeira chegada também teve conclusão perfeita, mas acabou mal anulado pela arbitragem. Aos 24min, Oscar deu ótima assistência para Filipe Luís, que bateu rasteiro, Ospina espalmou e Diego Tardelli completou, mas o auxiliar marcou impedimento pro lateral esquerdo. Aos 32min, Oscar foi quem recebeu o passe e tinha tudo para marcar, mas não quis bater de esquerda e chutou sem equilíbrio com a direita. A Colômbia só chegou uma vez, com Zuniga, aos 37, mas a bola subiu um pouco.
2º tempo
Dunga voltou com Fernandinho e Elias nas vagas de Luiz Gustavo e Ramires, e o time conseguiu controlar mais a bola e ter a ação do jogo. Logo aos três, Neymar teve grande oportunidade para marcar, mas Ospina fechou bem e conseguiu defender na perna do atacante. O diferencial da partida veio um minuto depois, e não foi uma jogada de efeito. Cuadrado, aquele que levou o primeiro amarelo, fez falta simples em Neymar, ganhou o segundo e acabou expulso.
Aí, o Brasil cresceu e tentou adentrar na fortaleza criada pelos “Cafeteros”. Aos 11min, David Luiz cobrou falta tentando repetir o feito da Copa do Mundo, Ospina espalmou e perdeu o controle da bola, mas se recuperou e evitou o gol de Fernandinho. Aos 12min, Tardelli foi quem tentou, mas de forma errada. Aos 26min, Everton Ribeiro e Philipe Coutinho ganharam a chance e a Seleção começa a ser mais incisiva ainda.
Até que, aos 36min, Everton Ribeiro tentou o passe, a bola bateu na mão de Zapata e o juiz marcou falta próxima a área. Neymar, como um legítimo capitão, colocou a bola debaixo do braço, se posicionou e bateu com categoria, no ângulo esquerdo de Ospina, indefensável. A partir daí, mesmo com Falcao García em campo do lado colombiano, foi só tocar a bola e esperar o apito final.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA
Local: Estádio Sun Life, em Miami (Estados Unidos)
Data: 5 de setembro de 2014, sexta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Dave Gantar (Canadá)
Assistentes: Daniel Belleau (Estados Unidos) e Philippe Briere (Canadá)
Cartões amarelos: Ramires e Luiz Gustavo (Brasil); Cuadrado, Sánchez, Zúñiga, Valdés e Teófilo Gutiérrez (Colômbia)
Cartão vermelho: Cuadrado (Colômbia)
Gol: Neymar, aos 37 minutos do segundo tempo
BRASIL: Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho), Ramires (Elias), Willian (Éverton Ribeiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Neymar e Diego Tardelli (Robinho)
Técnico: Dunga
COLÔMBIA: Ospina; Zúñiga (Mejía), Zapata, Valdés e Armero; Sánchez (Ramos), Ramírez (Arias), Cuadrado e James Rodríguez (Falcao García); Jackson Martínez (Guarín) e Teófilo Gutiérrez (Bacca)
Técnico: José Pékerman