Rebaixado pela 5ª vez na história para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Goiás Esporte Clube reencontra o Vila Nova, que subiu da Série C, e ainda outros adversários tradicionais do futebol brasileiro. A edição 2021 da segunda divisão nacional, vai contar com quatro campeões brasileiros da primeira divisão.

Na lista de adversários que já conquistaram o Brasileirão a partir de 1971, estão Cruzeiro (3 vezes), Vasco (4 vezes), Botafogo, Coritiba e Guarani (1 vez). Tem ainda os títulos de Copa do Brasil do próprio Cruzeiro (6) e do Vasco (1).

Além do Goiás, caíram para a Série B: Vasco, Botafogo e Coritiba. Clubes que substituem Chapecoense, América Mineiro, Cuiabá e Juventude, que foram para a primeira divisão. Da Série C, além do Vila Nova, subiram: Remo, Londrina e Brusque, nos lugares de Botafogo – SP, Paraná, Oeste e Figueirense que agora são da terceira divisão.

Divididos por regiões, a Série B 2021 está dividida da seguinte forma: Goiás e Vila Nova (centro-oeste); Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Guarani e Ponte Preta (sudeste); Coritiba, Londrina, Operário, Avaí, Brusque e Brasil – RS (sul); CRB, CSA, Vitória, Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança (nordeste); Remo (norte).