Gol de Dill recolocou o Goiás na Série A

Sem dúvida, o ano de 1999 é um dos mais emblemáticos na rivalidade entre Goiás e Vila Nova. Naquela temporada, os esmeraldinos conquistaram o tetracampeonato em uma disputa particular contra o rival. Os colorados realizaram a chamada virada do século, o famoso 5 a 3, e ainda disputaram o quadrangular final da Série B ao lado de Santa Cruz e Bahia.

Após a quarta rodada do quadrangular final, o Goiás era o líder com sete pontos. O Vila estava em segundo, ao lado do Santa Cruz, com seis. A tabela marcava o clássico goiano pela quinta rodada. Se os esmeraldinos vencessem estariam matematicamente na Série A. Aos vilanovenses, um triunfo praticamente carimbava o acesso para a primeira divisão.

O Serra Dourada recebeu um público de 35.488 pagantes naquela noite de 8 de dezembro. No apito estava o renomado gaúcho Carlos Eugênio Simon. Pelo lado colorado tinham jogadores como Wladimir, Donizete, Tim, Luciano Goiano e Túlio Maravilha. O Goiás contava com Harlei, Sílvio Criciúma, Dill, Fernandão e Araújo. Com todos estes ingredientes só poderia acontecer um grande jogo, com foi.

Com lances de perigo para os dois lados, Vila Nova e Goiás proporcionaram um clássico cheio de emoções, tanto para colorados como para esmeraldinos.

Depois de muitos lances desperdiçados pelos dois ataques coube a um velho carrasco colorado a honra de fazer o gol da vitória esmeraldina. Aos 32 minutos do segundo tempo, Dill limpou o zagueiro na entrada da área e chutou, a bola ainda desviou em Araújo antes de ganhar as redes do gol dos vestiários do Serra Dourada. Verdão 1 a 0 na partida e a vaga para Série A garantida.

FICHA TÉCNICA:

Vila Nova 0x1 Goiás

Data: 08/12/1999

Local: Estádio Serra Dourada

Renda / Público: R$ 335.877,50 / 35.488 pagantes

 

Arbitragem: Carlos Eugênio Simon (RS); José Carlos Oliveira (RS) e André Veras(RS)

Gol: Dill (Goiás)

VILA NOVA: Cristiano; Carlos Roberto, Wladimir, Hakanay e Ednélson; Donizete (Weslley Brasília), Cléber Goiano, Tim e Juninho (Kal Baiano); Luciano Goiano (Willians) e Túlio Maravilha. Técnico: Wanderley Paiva

GOIÁS: Harlei; Sílvio Criciúma, Élvis e Álvaro; Neném, Túlio, Marabá e Marquinhos; Dill, Fernandão e Aráujo (Cacá). Técnico: Hélio dos Anjos