Na noite dessa terça-feira, o Brasil entrou em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. E a partida diante do Peru, na Fonte Nova, terminou com vitória tranquila do time canarinho por 3 x 0, para a alegria dos 45.558 torcedores. Douglas Costa, Renato Augusto e Filipe Luís marcaram os gols.
O Brasil, que chega aos 7 pontos, na 3ª posição, voltará a campo no dia 24 de março, novamente para jogar em casa. A equipe canarinho irá encarar o Uruguai em local ainda a ser definido (a Arena Pernambuco é apontada como lugar mais provável). Já os peruanos, que ficam no 9º lugar, com apenas 3 pontos, irão receber a Venezuela no mesmo dia.
1º Tempo
O Brasil iniciou o jogando pressionado e, logo aos 2 minutos, Willian recebeu pela direita e rolou para Dani Alves, que arriscou de longa distância e mandou sobre o gol. A resposta peruana veio no minuto seguinte, quando, após passe da esquerda, a bola desviou e sobrou com Guerrero, que chutou rasteiro cruzado. Alisson salvou.
Aos 7, Lobatón cobrou falta de longa distância no cantinho e Alisson espalmou. Aos 16, a investida foi brasileira: após bela troca de passes, Willian avançou na direita e tentou cruzamento rasteiro, mas Penny defendeu sem dar rebote.
Aos 21 minutos, o Brasil abriu o placar. Willian fez grande jogada pela direita e bateu cruzado. Douglas Costa completou para o gol. Aos 36, mais uma jogada pela direita: Willian cruzou para Neymar, que chutou de primeira, mas mandou sobre o gol peruano.
Aos 38 minutos, o segundo gol quase saiu. Em cobrança de falta pela direita, Douglas Costa mandou direto, a bola encobriu o goleiro do Peru e carimbou a trave. No restante da etapa um, a equipe brasileira dominou as ações, com maior posse de bola, mas não conseguiu nenhuma oportunidade nova de ampliar a vantagem.
2º Tempo
Buscando o empate, o Peru voltou para o segundo tempo tentando avançar as linhas de marcação. Porém, acabou dando mais espaços para as chegadas brasileiras. Aos 4, Neymar cobrou falta sobre a meta defendida por Penny.
Aos 8, a grande chance da seleção visitante. Após cruzamento da direita, a zaga brasileira se atrapalhou e Guerrero tentou de bicicleta. Alisson salvou o Brasil. A resposta veio dois minutos mais tarde, quando Willian recebeu na ponta esquerda, puxou para o meio e chutou rasteiro. Penny espalmou.
Aos 12 minutos, Douglas Costa fez grande jogada pela direita e rolou para Renato Augusto, que bateu rasteiro da entrada da área para aumentar a vantagem canarinho. O time brasileiro ainda conseguiu chegar ao terceiro gol aos 31 minutos. Novamente em jogada iniciada por Douglas Costa. O camisa 7 avançou pela direita e chutou. Penny espalmou e Filipe Luís, no rebote, completou para o gol vazio.
O Peru ainda tentou diminuir o placar nos acréscimos. Aos 46, Guerrero recebeu livre dentro da área e chutou rasteiro. A bola passou por Alisson, mas o zagueiro Gil afastou em cima da linha. Aos 48, o árbitro colombiano José Buitrago encerrou o duelo. Vitória tranquila da equipe comandada por Dunga: 3 x 0.
Acompanhe os gols do jogo na narração de Ronair Mendes:
{mp3}stories/2015/Gols/17_11_BRASIL_1_X_0_PERU__R_{/mp3}
{mp3}stories/2015/Gols/17_11_BRASIL_2_X_0_PERU__R_{/mp3}
{mp3}stories/2015/Gols/17_11_BRASIL_3_X_0_PERU__R_{/mp3}
FICHA TÉCNICA
Brasil 3 x 0 Peru
Data: 17/11/2015
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: José Buitrago (COL)
Auxiliares: Eduardo Diáz e Wilmar Navarro (COL)
Público: 45.558 torcedores
Renda: R$ 4.186.790,00
Cartões Amarelos: Neymar (BRA); Tapia e Ascues (PERU)
Gols: Douglas Costa (BRA) aos 21’ 1T, Renato Augusto (BRA) aos 12’ 2T e Filipe Luís (BRA) aos 31’ 2T.
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho), Elias, Renato Augusto, Willian (Oscar) e Douglas Costa (Lucas Lima); Neymar.
Técnico: Dunga
PERU: Penny, Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tapia (Ballon), Lobatón (González), Hurtado (Reyna) e Cueva; Farfán e Guerrero.
Técnico: Ricardo Gareca