Em 2017, O Vila enfrentou o Vasco

O Vila Nova inicia nesta quarta-feira, 13, a 15ª participação na Copa do Brasil. O time colorado enfrenta o Manaus, na capital amazonense de mesmo nome, pela primeira fase da 31ª edição da competição nacional.

Ao longo da história, as participações coloradas foram modestas. A melhor delas foi em 1998, quando chegou até as oitavas de final. Naquele ano, o tigre passou pelo Coritiba na primeira fase, depois superou o Rio Branco-AC. Na sequência foi eliminado pelo Vasco da Gama.

A primeira participação do Vila Nova foi em 1990 – segunda edição do torneio. O time colorado foi eliminado logo na primeira fase. Contra o Atlético-MG, o tigre empatou por 0 a 0, no Serra Dourada, e perdeu por 5 a 0, no Estádio Independência.

Na última participação, no ano passado, o Vila Nova chegou à terceira fase. Depois de eliminar São Raimundo-RR e Joinville, parou no Ferroviário-CE.

O Vila Nova já realizou 46 partidas pela Copa do Brasil. São 12 vitórias, 22 derrotas e 12 empates. O tigrão marcou 57 gols e sofreu 76.

O clube goiano vai enfrentar o Manaus pela primeira. Mas em duas ocasiões, o Vila Nova já enfrentou times amazonenses pela Copa do Brasil. As lembranças são positivas. Em 2006, os colorados eliminaram o Grêmio Coariense, vencendo por 5 a 2, no Estádio Vivaldo Lima. Em 2017, jogando pelo empate, o tigre avançou depois do 1 a 1, com o Fast Clube, na Arena Amazônia.